Gleisi aceita convite de Lula para ser ministra das Relações Institucionais
Ela substituirá Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde após a saída de Nísia Trindade.

A deputada federal Gleisi Hoffmann (PT-PR) aceitou o convite do presidente Lula para assumir o cargo de ministra da Secretaria de Relações Institucionais (SRI) do governo, nesta sexta-feira, 28. Ela substituirá Alexandre Padilha, que assumirá o Ministério da Saúde após a saída de Nísia Trindade.
A posse de Gleisi está marcada para o dia 10 de março. Ela é atualmente a presidente nacional do PT e era cotada para ocupar a Secretaria-Geral da Presidência, mas Lula optou por nomeá-la para a SRI.
“O presidente Luiz Inácio Lula da Silva se reuniu na manhã desta sexta-feira, 28 de fevereiro, com a deputada federal e presidenta do PT, Gleisi Hoffmann, e a convidou para assumir a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República”, informou o Palácio do Planalto.
Gleisi é presidenta do PT desde 2017, teve papel crucial na campanha de 2022 e é uma das figuras mais respeitadas dentro do partido. Antes de comandar a legenda, foi senadora entre 2011 e 2018 e, durante o primeiro mandato de Dilma Rousseff, se licenciou de seu cargo para atuar como ministra da Casa Civil.
Embora a nomeação de Gleisi para a SRI já tivesse sido decidida por Lula no início da semana, a divulgação oficial ocorreu apenas nesta sexta-feira. A escolha de Gleisi faz parte da reforma ministerial em andamento, que teve início em janeiro, com a troca de Paulo Pimenta por Sidônio Palmeira à frente da Secom (Secretaria de Comunicação Social).
Em fevereiro, Lula já havia antecipado que outras mudanças ocorreriam na Esplanada dos Ministérios, mas sem pressa. Em entrevista ao programa “Balanço Geral Litoral (SP)” da Record, na quinta-feira (27), o presidente declarou que as substituições seriam feitas com cautela, após o carnaval.
“Não quero que a pessoa saiba que vai ser ministra pela Record. Vou ter que fazer reformas, mexer no governo, mas com muito cuidado, como técnico de futebol”, explicou.
Deixe sua opinião: