Cultura

Fafá de Belém detona Rock in Rio por ignorar artistas do Norte: “Onde está o carimbó?”

O pensarpiaui aproveita a deixa de Fafá de Belém e pergunta também pela música produzida pelos nordestinos


Foto: Montagem pensarpiauiCantores do Rock in Rio e Fafá de Belém
Cantores do Rock in Rio e Fafá de Belém

A cantora Fafá de Belém criticou a organização do festival Rock in Rio por “excluir” artistas da região Norte do país de sua lista de atrações para este ano. A artista afirmou que o evento não convidou artistas do local para a programação dedicada a música brasileira nesta edição.

Entre os artistas que foram divulgados estão nomes do sertanejo, do samba, do MPB, da Bossa Nova, do Rap e do Pop. Não há nenhum artista com ritmos característicos da região, como tecnobrega, carimbó ou guitarrada.

Fafá que se diz triste com a exclusão da região no festival e afirma que a música do Norte é vista como “peça decorativa de festas de elite”. Para a cantora, a região “continua sendo artigo folclórico usada como e quando querem”.

“Amazônia não faz parte do Brasil? Onde está o carimbó, o siriá, o boi bumbá, o Caprichoso, o Garantido, Manoel Cordeiro, Felipe cordeiro, Gangue do Eletro, aparelhagens (Carabao, Crocodilo, Tupinamba), Nilson Chaves, Arthur Nogueira, Suraras do Tapajós, Kae guajajara, as guitarradas do Pará, o tecnobrega, artistas indígenas, e tantos outros que levam a cultura do Norte no seu sangue e na sua vida?”, questionou.

O pensarpiaui aproveita a deixa de Fafá de Belém e pergunta também pela música produzida pelos nordestinos. Cadê o forró no Rock in Rio? Cadê a música de Belchior, Zé Ramalho, Maciel Melo e tantos outros?

Veja o que Fafá escreveu no seu instagram: 

A Amazônia não faz parte do Brasil? A cultura amazônica, nortista, não é parte deste país? Onde está @donaonete, @gabyamarantos vencedora do Grammy, @joelmaareal, @ailamusic, onde estou eu? Onde está o carimbó, o siriá, o boi bumbá, o Caprichoso, o Garantido, Manoel cordeiro, felipe cordeiro, joelma Klaudia, gangue do eletro, aparelhagens (Carabao, Crocodilo, Tupinamba), nilson chaves, arthur nogueira, suraras do Tapajos, kae guajajara, as guitarradas do Pará, o tecnobrega, artistas indigenas, e TANTOS OUTROS que levam a cultura do norte no seu sangue e na sua vida? O Norte será sempre visto como peça decorativa de festas da elite? É muito triste sentir na pele a força da realidade batendo na nossa cara. O maior festival de música do país tem um DIA BRASIL e nos coloca da porta pra fora. Mais uma vez nos provam que o norte continua sendo um artigo folclórico usado como e quando querem, pra uma imagem cool. Pertencimento é muito diferente do uso por conveniência. Nós aprendemos isso a duras penas, e exigimos respeito! @zericardooficial @rockinrio !!!

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: