Política

Disputa ainda não terminou, mas Fábio Novo leva incrível vantagem

As chances de Fábio Novo ganhar no Diretório Nacional são grandes. Na articulação política ele já ganhou


Foto: Diário do PovoFranzé Silva e Fábio Novo
Franzé Silva e Fábio Novo

A imprensa de Teresina tem divulgado que o PT Nacional decidiu a questão entre Franzé x Fábio Novo adotando postura favorável ao segundo. Mas a história não é bem assim.

Em agosto passado, o Diretório Municipal do Partido dos Trabalhadores em Teresina fez a substituição de 10 de seus membros. Esta ação foi contestada pelo grupo de Fábio Novo junto ao Diretório Estadual. Esta instância petista deu ganho de causa a Novo. Magalhães não concordou e recorreu à Direção Nacional.

As 10 substituições aconteceram da seguinte forma: o presidente do PT municipal, Cícero Magalhães indicou 4 pessoas e o ex-vereador Paixão indicou outras 6 pessoas que deveriam substituir membros do Diretório Municipal.

Ontem (06 de setembro), o Diretório Nacional do PT (DN) analisou as 4 substituições indicadas por Magalhães e indeferiu todas, numa vitória parcial de Fábio Novo.

As 06 indicações de Paixão serão analisadas pelo PT Nacional amanhã a tarde. A tendência é que a contestação de Fábio Novo volte a vencer.

No entanto, numa eventual decisão do DN, em favor de Paixão, a disputa Franzé x Fábio Novo continuaria embolada.

Se assim acontecer, a contagem dos favoráveis a Franzé no Diretório Municipal atingirá 24 membros, enquanto Fábio Novo teria o voto de 21 diretorianos.

Até aqui, uma explicação da tramitação de recursos dentro do PT e uma análise matemática de quantos votos teriam Franzé e Fábio Novo.

Agora, vamos a análise da política (acompanhada de algumas fotografias). 

A matemática ainda dá alguma chance à candidatura de Franzé Silva. Mas politicamente, o deputado Fábio Novo tem avançado muitas casas no tabuleiro da indicação petista para a candidatura de Teresina.

Da recente passagem de Lula por Teresina, foi tirada a foto a seguir. Nela, Rafael Fonteles, Fábio Novo, Lula e Wellington Dias sorridentes e de mãos dadas.

Foto: Fabio NovoRafael Fonteles, Fábio Novo, Lula e Wellington Dias

Deste registro foi escrito no pensarpiaui o texto Uma imagem vale mais que 1000 palavras

Outra duas fotos a seguir mostram um cabo eleitoral de peso de Fábio Novo: o governador Rafael Fonteles que já tinha aparecido na foto com Lula.

Elas são de ontem e mostram reuniões no Karnak. Na primeira, Fonteles recebe o deputado Evaldo Gomes, até então engajado na campanha de Franzé.

Na segunda, acompanhado de seu secretário de Governo, Marcelo Noleto, Rafael recebe os presidentes do PT, João de Deus (Estadual) e Cícero Magalhães (Teresina).

Foto: DivulgaçãoRafael e Evaldo Gomes
Rafael e Evaldo Gomes

Foto: DivulgaçãoMarcelo Noleto, João de Deus, Rafael Fonteles e Cícero Magalhães
Marcelo Noleto, João de Deus, Rafael Fonteles e Cícero Magalhães

As chances de Fábio Novo ganhar no Diretório Nacional são grandes. Na articulação política ele já ganhou 

Deixe sua opinião: