Desemprego recua a 5,2% e emprego formal bate recorde
Taxa é a menor desde 2012, com alta ocupação e renda média histórica
A taxa de desemprego no Brasil caiu para 5,2% no trimestre encerrado em novembro de 2025, a menor desde 2012. O número de desocupados atingiu o menor nível da série histórica, enquanto o emprego formal e a renda média real bateram recordes, segundo o IBGE.
O que aconteceu
Dados da Pnad Contínua, divulgados pelo IBGE, mostram que a desocupação no país recuou para 5,2% no trimestre encerrado em novembro de 2025. Trata-se da menor taxa registrada desde o início da série histórica, em 2012, indicando melhora consistente no mercado de trabalho.
No período, a população desocupada somou 5,644 milhões de pessoas, o menor contingente já observado pela pesquisa. Ao mesmo tempo, o número de pessoas ocupadas alcançou um novo recorde, com 103,2 milhões de trabalhadores empregados no país.
O nível de ocupação, proporção de pessoas ocupadas em relação à população em idade de trabalhar chegou a 59,0%, reforçando o cenário de maior absorção de mão de obra.
Outro destaque foi a renda média real habitual dos trabalhadores, que atingiu R$ 3.574, o maior valor da série. O rendimento cresceu 1,8% em relação ao trimestre anterior e avançou 4,5% na comparação com o mesmo trimestre móvel de 2024, já descontados os efeitos da inflação.
Segundo o IBGE, os resultados refletem a combinação de aumento do emprego, especialmente no mercado formal, e valorização da renda, fatores que contribuíram para a redução do desemprego e para o fortalecimento do mercado de trabalho brasileiro.
Deixe sua opinião: