Política

Cozinha Solidária é inaugurada em Teresina com apoio de Wellington Dias

Novo equipamento público ofertará 1.500 refeições por dia, além de capacitação profissional na sede do MP3


Roberta Aline / MDS Cozinha Solidária é inaugurada em Teresina com apoio de Wellington Dias
Cozinha Solidária é inaugurada em Teresina com apoio de Wellington Dias

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou nesta segunda-feira (12) da inauguração da Refeiteca, com destaque para a Cozinha Solidária 20 de Novembro, equipamento que integra uma ação estratégica de combate à fome e à exclusão social. A iniciativa, que contará com a oferta de 1.500 refeições diárias, é fruto da parceria entre o Governo do Piauí, o Governo Federal, o Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), a Ação da Cidadania e a Coca-Cola Brasil.

Durante a solenidade, Wellington Dias destacou que a Cozinha Solidária faz parte de uma política nacional de combate à pobreza e à fome, e tem como objetivo central levar alimentação saudável, dignidade e oportunidades para quem mais precisa. “As Cozinhas Solidárias estão dentro de uma estratégia maior, que envolve também moradia, qualificação profissional, saúde e educação. A proposta é superar a pobreza com programas como o Farmácia Popular, o Minha Casa Minha Vida, o Pé de Meia, e, claro, garantindo que ninguém passe fome”, explicou o ministro.

A Cozinha Solidária 20 de Novembro, que funciona no espaço comunitário do Movimento Pela Paz na Periferia (MP3), nasce de uma ação popular que se ampliou com apoio do poder público. Inicialmente, os voluntários serviam café e pequenos lanches a pessoas em situação de rua. Hoje, com estrutura fortalecida e apoio institucional, o projeto oferece refeições completas e atua também na formação cidadã, inclusão social e geração de renda.

O governador em exercício, Severo Eulálio, também participou da inauguração e ressaltou a importância da parceria para alcançar populações que muitas vezes ficam à margem das políticas públicas. “Essa é uma iniciativa popular que cresceu com muito esforço. Agora, com o apoio do Governo do Estado e do Governo Federal, temos uma estrutura que leva alimentação, conhecimento e acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade, egressos do sistema prisional e jovens de medidas socioeducativas”, afirmou.

Além da Cozinha Solidária, o espaço conta com o Refeitório Padre Júlio Lancellotti e a Biblioteca Paulo Freire, promovendo também ações de educação popular, leitura crítica e cultura. A intenção é ampliar futuramente a oferta de refeições, incluindo café da manhã e jantar.

A Refeiteca está localizada na sede do MP3, na Avenida Walter Alencar, 762, bairro São Pedro, em Teresina. Com base em práticas sustentáveis e no fortalecimento da economia circular, o espaço também promove coleta de lixo eletrônico e atividades comunitárias voltadas à inclusão e ao pertencimento social.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: