Corpo do papa Francisco é velado na Basílica de São Pedro
Caixão do pontífice poderá ser visitado pelo público até a sexta-feira (25)

O corpo do Papa Francisco chegou à Basílica de São Pedro na madrugada desta quarta-feira, 23 de abril, após uma procissão iniciada por volta das 4h (horário de Brasília). No local, o camerlengo do Vaticano, Kevin Farrell, realizou a celebração de início do velório do pontífice, antes da abertura para a visitação pública, que começou pouco antes das 6h (horário de Brasília).
Até sexta-feira, 25, o público poderá prestar suas últimas homenagens ao pontífice, que faleceu em 21 de abril, aos 88 anos, vítima de um acidente vascular cerebral, conforme anunciou o Vaticano.
A procissão teve início na Casa Santa Marta, após um momento de oração, e seguiu por um trajeto mais simples, conforme o desejo do Papa. O cortejo passou pela Praça Santa Marta, Praça dos Protomártires Romanos, Arco dos Sinos e adentrou a Basílica pela porta central, excluindo o tradicional percurso pelo Palácio Apostólico.
O cardeal Kevin Farrell, camerlengo da Santa Sé, presidiu a cerimônia e conduziu a Liturgia da Palavra já no interior da basílica. O corpo do Papa foi colocado diretamente no caixão, em atendimento a seus pedidos. Ele dispensou o uso da plataforma elevada e das tradicionais três urnas. O caixão utilizado é de madeira revestida com zinco, mais simples que o usual.
Multidões de fiéis, muitos reunidos desde antes das 8h da manhã (2h ET), formaram longas filas para entrar na Praça de São Pedro. Enquanto salmos em latim ecoavam e o sino soava, o caixão foi levado diante do Altar da Confissão, no coração da Basílica, voltado para os fiéis que lotavam o local.
O funeral está marcado para o próximo sábado, 26 de abril, às 10h (5h em Brasília), e será presidido pelo cardeal Giovanni Battista, decano do Colégio dos Cardeais. A celebração marcará o início dos novemdiales, os nove dias de luto e orações dedicados ao falecido Papa.
Durante seus 12 anos de pontificado, Francisco foi um líder que marcou a Igreja Católica com profundas reformas e posicionamentos que inspiraram devoção e também resistência entre os setores mais conservadores da Igreja.
Deixe sua opinião: