Economia

Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje

Entra em vigor a bandeira vermelha, com a tarifa mais alta do sistema


Equatorial Energia Conta de energia elétrica fica mais cara a partir de hoje
Conta de energia elétrica fica mais cara

A partir desta terça-feira (1º), a conta de energia elétrica terá um aumento significativo com a ativação da bandeira vermelha patamar 2, que representa o nível tarifário mais alto estabelecido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL). Com essa mudança, o custo por 100 quilowatts-hora consumidos passará de R$ 4,463 para R$ 7,877. A decisão foi divulgada na última sexta-feira (27) e se deve ao risco hidrológico, caracterizado por reservatórios em níveis baixos, além da elevação nos preços da energia no mercado, influenciada pelos custos de produção.

O sistema de bandeiras tarifárias é composto por três cores: verde, amarelo e vermelho, este último dividido em patamares 1 e 2. A bandeira verde patamar 1 indica que não há custo adicional. A bandeira vermelha patamar 1 estava em vigor desde setembro, após um período em que a bandeira verde predominou por vários meses.

De acordo com a ANEEL, esse sistema foi criado em 2015 para tornar a cobrança mais transparente para os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN), refletindo os custos da geração de energia no Brasil e permitindo ajustes no consumo para ajudar a reduzir o valor da conta de luz.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: