Cerca de 200 mil pessoas acompanham funeral do Papa Francisco no Vaticano
O público registrado no funeral do Papa Bento XVI

O Vaticano confirmou neste sábado (26) que aproximadamente 200 mil fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, em Roma, para prestar as últimas homenagens ao Papa Francisco. A cerimônia superou em quatro vezes o número de presentes no funeral do Papa Bento XVI, em janeiro de 2023, que contou com cerca de 50 mil participantes, segundo o portal InfoMoney.
O funeral contou com a presença de mais de 160 delegações internacionais, incluindo líderes como o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o argentino Javier Milei e o norte-americano Donald Trump.
A missa teve início às 10h no horário local (5h em Brasília) e foi conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais. Apesar de seguir os ritos tradicionais do Vaticano, a cerimônia foi mais simples, refletindo as diretrizes deixadas pelo próprio Francisco, que já havia manifestado o desejo por um funeral com menos pompa.
O corpo do pontífice esteve em velório público na Basílica de São Pedro entre quarta-feira (23) e a noite de sexta-feira (25), sendo vestido com uma casula vermelha, mitra branca e segurando um rosário. O caixão foi fechado às 20h (15h de Brasília) e, em seguida, transportado para a Basílica Papal de Santa Maria Maior, onde Francisco foi sepultado ao lado de outros sete papas.
Em vida, o Papa Francisco pediu um enterro simples: nada dos tradicionais três caixões — apenas madeira e zinco — e uma lápide discreta, com a inscrição “Franciscus”.
As homenagens continuarão nos próximos nove dias em igrejas por toda Roma, durante o tradicional período de luto católico conhecido como Novemdiales.
Deixe sua opinião: