Religião

Cerca de 200 mil pessoas acompanham funeral do Papa Francisco no Vaticano

O público registrado no funeral do Papa Bento XVI


Reprodução Cerca de 200 mil pessoas acompanham funeral do Papa Francisco no Vaticano
Cerca de 200 mil pessoas acompanham funeral do Papa Francisco no Vaticano

O Vaticano confirmou neste sábado (26) que aproximadamente 200 mil fiéis se reuniram na Praça de São Pedro, em Roma, para prestar as últimas homenagens ao Papa Francisco. A cerimônia superou em quatro vezes o número de presentes no funeral do Papa Bento XVI, em janeiro de 2023, que contou com cerca de 50 mil participantes, segundo o portal InfoMoney.

O funeral contou com a presença de mais de 160 delegações internacionais, incluindo líderes como o presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva, o argentino Javier Milei e o norte-americano Donald Trump.

A missa teve início às 10h no horário local (5h em Brasília) e foi conduzida pelo cardeal Giovanni Battista Re, decano do Colégio de Cardeais. Apesar de seguir os ritos tradicionais do Vaticano, a cerimônia foi mais simples, refletindo as diretrizes deixadas pelo próprio Francisco, que já havia manifestado o desejo por um funeral com menos pompa.

O corpo do pontífice esteve em velório público na Basílica de São Pedro entre quarta-feira (23) e a noite de sexta-feira (25), sendo vestido com uma casula vermelha, mitra branca e segurando um rosário. O caixão foi fechado às 20h (15h de Brasília) e, em seguida, transportado para a Basílica Papal de Santa Maria Maior, onde Francisco foi sepultado ao lado de outros sete papas.

Em vida, o Papa Francisco pediu um enterro simples: nada dos tradicionais três caixões — apenas madeira e zinco — e uma lápide discreta, com a inscrição “Franciscus”.

As homenagens continuarão nos próximos nove dias em igrejas por toda Roma, durante o tradicional período de luto católico conhecido como Novemdiales.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: