Brasil e Etiópia reforçam parcerias na Aliança Global contra Fome e Pobreza
Wellington Dias esteve com o embaixador da Etiópia no Brasil
O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, se reuniu nessa quinta-feira (9) com o embaixador da Etiópia no Brasil, Leulseged Tadese Abebe, para discutir os avanços da Aliança Global contra a Fome e a Pobreza, iniciativa da qual a Etiópia faz parte. A audiência, realizada em Brasília, também teve como objetivo fortalecer os laços entre os dois países.
Durante a reunião, o ministro destacou que a Aliança respeita a soberania de cada nação participante no planejamento de ações para apoiar os países em desenvolvimento. Ele exemplificou as experiências do Brasil com programas de transferência de renda, apoio à agricultura familiar e alimentação escolar como formas de colaboração. “Nós podemos colaborar, no Brasil, com as experiências em programas de transferência de renda, apoio à agricultura dos pequenos agricultores, alimentação escolar”, afirmou Wellington Dias.
A Aliança Global tem como objetivo erradicar a fome e a pobreza até 2030, reduzir desigualdades e contribuir para parcerias globais voltadas ao desenvolvimento sustentável. A iniciativa também prioriza transições inclusivas e justas em alinhamento com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS). Lançada em novembro de 2024, ela é uma prioridade da presidência brasileira no G20.
“Damos as boas-vindas ao embaixador da Etiópia e aos países que compõem a União Africana. Também queremos agradecer, porque foi um país que nos ajudou na construção da Aliança Global contra Fome e a Pobreza. Estou muito feliz por podermos trabalhar juntos”, declarou o ministro.
A Etiópia, segundo país mais populoso da África, com 125 milhões de habitantes, e a quinta maior economia do continente, também passou a integrar os BRICS em 2024. Além disso, a União Africana se tornou membro permanente do G20.
O embaixador da Etiópia no Brasil, por sua vez, parabenizou o Brasil pela liderança no combate à fome e elogiou a importância da Aliança Global: “A Aliança Global é uma iniciativa muito importante para evitar o colapso da Agenda 2030. Parabenizo o presidente Lula e o ministro Wellington Dias pela liderança do Brasil no combate à fome. Também queremos contribuir no BRICS”, afirmou.
A Agenda 2030, um plano de ação global das Nações Unidas (ONU), visa erradicar a pobreza e proteger o planeta.
Deixe sua opinião: