Bairros são evacuados em Gramado/RS. Solo está rachando
Após rachaduras surgirem no solo, prédio em Gramado pode cair, diz prefeitura
Em Gramado, na Serra do Rio Grande do Sul, dezenas de moradores tiveram que deixar suas residências após o surgimento de rachaduras no solo de diversos bairros do município durante as chuvas que caem sobre o estado desde o fim de semana.
Em um deles, o bairro Três Pinheiros, todos os moradores foram desalojados, de acordo com a prefeitura e a Defesa Civil do município, e um prédio pode desmoronar a qualquer momento. Algumas residências que ficam nos bairros Piratini, Planalto e Linha Caboclo também foram interditadas. O solo segue se movimentando e há registros de novas rachaduras.
No sábado (18), duas mulheres morreram após uma residência ser soterrada na localidade de Linha Marcondes Baixa, também em Gramado. Conforme a prefeitura, as vítimas são Elisabeta Maria Benisch Ponath, de 51 anos, e a mãe dela, Lidowina Lehnen, de 86 anos. Quatro pessoas residiam no local e duas conseguiram escapar do soterramento.
Prédio corre risco de desmoronar
O ponto mais crítico no município, que fica a cerca de 105 quilômetros de Porto Alegre, fica em um condomínio de casas no bairro Três Pinheiros. Um prédio que fica em cima do morro está condenado e pode cair a qualquer momento
Devido à instabilidade do solo, segundo as autoridades, não é possível fazer a implosão da edificação sem correr o risco de causar danos maiores. Todos os moradores do bairro já saíram de casa. Segundo a prefeitura de Gramado, 31 pessoas estão em um abrigo montado no ginásio da Escola Senador Salgado Filho e o restante em casas de familiares e conhecidos.
"A calçada começou a ceder, as (casas) dos vizinhos dos lados começaram a rachar e também a casa de trás de onde a gente mora”, relata a pintora Elidiana de Campos, que está no abrigo.
A Defesa Civil de Gramado, técnicos contratados pela prefeitura e geólogos seguem acompanhando a situação dos riscos. De acordo com a prefeitura, os trabalhos técnicos seguem sendo feitos por três grupos diferentes de profissionais. Uma empresa contratada deve concluir o parecer e o plano de trabalho ainda nesta semana.
Nesta quarta, o Serviço Geológico do Brasil avaliou a situação no bairro Três Pinheiros, a Perimetral e a Ladeira das Azaleias, no bairro Planalto, onde há rachaduras no solo e risco de queda de barreiras, de acordo com a prefeitura. Um relatório será elaborado para direcionar a tomada de decisão do município.
Após suspensão, aulas são retomadas
As aulas na rede municipal, que ficaram suspensas na segunda (20) e na terça-feira (21), retornaram nesta quarta (22), com exceção da Escola Pedro Zucolotto, que fica no bairro Três Pinheiros. A previsão é de que os cerca de 150 estudantes sigam tendo aulas online até sexta-feira.
Vídeo de um morador sobre o deslizamento de terra em Gramado mostra a dimensão do estrago. Moradores do bairro Três Pinheiros foram evacuados por perigo de desmoronamento. pic.twitter.com/VvxLMBp1IX
— Fotografias Históricas (@diletante36) November 22, 2023
Rio Grande do Sul
— Maria P (@damadanoite14) November 22, 2023
Cidade de *GRAMADO* na serra gaúcha
ESTÁ ABRINDO AO MEIO
BAIRROS INTEIROS SENDO EVACUADOS...
ACREDITA-SE SER UMA FALHA GEOLÓGICA
ALGO JAMAIS VISTO NO BRASIL 🤔🤔 pic.twitter.com/4rpRorqIr1
Cidade de GRAMADO
— Nei Giglio🇧🇷🍀🇧🇷 (@neideboaski) November 22, 2023
RIO GRANDE DO SUL
ESTÁ ABRINDO AO MEIO
BAIRROS INTEIROS SENDO EVACUADOS...
ACREDITA-SE SER UMA FALHA GEOLÓGICA
ALGO JAMAIS VISTO NO BRASIL pic.twitter.com/1JZdqsx9m4
A situação de deslocamento de terra em Gramado RS é grave. pic.twitter.com/9p26CnC1TT
— Gilberto Figueiredo (@KarlCascatinha) November 22, 2023
Com informações do G1 e twitter
Deixe sua opinião: