G20 Brasil 2024

Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza: amanhã começam as negociações

As reuniões acontecem a portas fechadas no Centro de Convenções de Teresina.


Foto: Renato Rodrigues/Pensar PiauíSala aonde acontecerão as reuniões da força-tarefa do G20
Sala aonde acontecerão as reuniões da força-tarefa do G20

A força-tarefa do G20 terá início nesta quarta-feira (22), no Centro de Convenções de Teresina. Delegações de 42 países, entre membros e convidados estão em Teresina para o encontro que vai debater uma Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza.

Nesta quarta-feira, o ministro Wellington Dias fará uma fala de abertura do evento. Ele representa o Brasil, que preside o G20 desde o ano passado.

O evento dura o dia inteiro e as reuniões de negociação da força-tarefa acontecem de portas fechadas seguem até a sexta-feira (24). Haverá espaços como enfermaria, salas de reuniões bilaterais e uma sala de orações para os diferentes credos presentes.

“As reuniões técnicas do G20 são momentos preparatórios, aonde são negociados documentos e acordos, então temos todo o cuidado de fechar essas reuniões para que não informações não vazem. Temos 42 delegações confirmadas e 29 países estão aqui em Teresina, entre membros e convidados. Temos organismos internacionais parceiros do G20 que também debatem sobre a fome a pobreza e compõem a força-tarefa”, disse Leonardo Kazuo.

O G20 é organizado desde dezembro de 2023, quando o Brasil assumiu a liderança da força-tarefa. A expectativa é que a reunião que acontece em Teresina encaminhe o documento da Aliança Global Contra a Fome e a Pobreza, que será votado em novembro, no Rio de Janeiro.

Deixe sua opinião: