Agora o Mr. da Silva é o Mr. Lula para The New York Times
Tradicional jornal dos Estados Unidos tinha uma maneira única de citar o presidente eleito desde a primeira vez que noticiou algo sobre ele, em 1988
O jornal estadunidense The New York Times, um dos mais respeitados do mundo, decidiu nesta quinta-feira (10), após 34 anos, mudar a forma como se refere ao presidente eleito brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
O anúncio foi feito pelo jornalista Jack Nicas, chefe da sucursal brasileira do NYT. Segundo ele, a primeira vez que o jornal dos EUA citou Lula foi em 1988, se referindo ao petista, após citar seu nome completo, como "Mr. da Silva" (em português, "senhor da Silva").
No jornalismo há um padrão que consiste em, após o nome de alguém ser citado pela primeira vez em um texto, a segunda citação ser feita através do sobrenome da pessoa.
Em 1988, "Lula" era um apelido, mas o petista, anos depois, o incorporou como seu sobrenome de forma oficial e, até hoje, é desta maneira que ele é conhecido no mundo inteiro. O NYT, então, decidiu passar a se referir ao presidente brasileiro como "Mr. Lula".
"Após 33 anos, o The New York Times não vai mais chamar Lula de 'Mr. da Silva'. Depois de muita discussão interna, decidimos que ele será chamado por 'Mr. Lula'", anunciou Jack Nicas.
"Quando cheguei como chefe da sucursal do Brasil em janeiro, percebi rapidamente que isso parecia estranho. Ele é universalmente conhecido simplesmente como Lula - e qualquer brasileiro lhe dirá: 'da Silva' é o sobrenome mais comum do país. Mas não chamamos as pessoas pelos apelidos. Bem, 'Lula' era seu apelido. Então, antes tarde do que nunca", prosseguiu Nicas.
Confira abaixo o anúncio e a primeira matéria do NYT que Lula foi citado, em 1988
NEWS: After 34 years, The New York Times will no longer call Lula
— Jack Nicas (@jacknicas) November 10, 2022
*Mr. da Silva.*
After much internal discussion, we have decided he will now be, yes:
𝐌𝐫. 𝐋𝐮𝐥𝐚.
The first time our pages called him Mr. da Silva on second reference was in November 1988, almost exactly 34 years ago.
— Jack Nicas (@jacknicas) November 10, 2022
It's been like that since. pic.twitter.com/ByewMC9br4
When I arrived as the Brazil bureau chief in January, I realized quickly that this felt off.
— Jack Nicas (@jacknicas) November 10, 2022
He is universally known as simply Lula -- and any Brazilian will tell you: "da Silva" is the nation's most common surname.
But we don't call people by their nicknames.
Well, Lula 𝑤𝑎𝑠 his nickname. Then he made it his legal surname years ago. And he has used it as his primary surname since. Even his wife, Marisa Letícia, took on Lula as a last name. (Good find, @andrespigariol.)
— Jack Nicas (@jacknicas) November 10, 2022
So, better late than never.
Deu no New York Times: Mr. Lula.
Com informações da Forum
Deixe sua opinião: