Política

Acabou a mamata: vem aí mais ministérios (o Centrão tem fome)

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que considera recriar três ministérios

  • sábado, 30 de janeiro de 2021

 Foto: iG

Acabou a mamata
Acabou a mamata

O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem que considera recriar três ministérios, que atualmente são secretarias: Cultura, Esportes e Pesca. Bolsonaro disse que esse tema pode ser tratado caso seus aliados sejam eleitos na disputa da presidência da Câmara e do Senado e já se antecipou a possíveis críticas, dizendo que a demanda é justa, porque o Brasil é um país muito grande.

O governo de Michel Temer tinha 29 ministérios. Durante a campanha eleitoral, Bolsonaro prometeu diminuir esse número para 15. Entretanto, começou o governo com 22 pastas e acabou recriando outra no início de 2020.

No início do seu discurso, Bolsonaro elogiou três secretários presentes: Marcelo Magalhães (Esportes), Mário Frias (Cultura) e Jorge Seif (Pesca). O presidente disse que, se tivesse tomado posse hoje e conhecesse melhor os três subordinados, manteria essas áreas com status de ministérios.

— Eu queria que hoje eu tivesse sido eleito presidente. Porque algumas coisas a mais eu faria, outras eu não faria. Por exemplo, eu tenho três secretários, Marcelo, que se eu soubesse do potencial de vocês, se eu tivesse mais conhecimento, com profundidade, seriam ministério — disse, citando em seguida os três secretários nominalmente.

Lideranças do Centrão e de outros partidos apostam numa mudança de cargos não só na Esplanada dos Ministérios, mas também nas estatais. E já discutem sem reserva o loteamento de espaços.

A expectativa é de mudança em pastas como Cidadania, Secretaria de Governo, Desenvolvimento Regional, Minas e Energia e até mesmo Saúde, num segundo momento, além de recriação de ministérios.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: