Saúde

A 3ª onda da covid vem? Nicolelis, sim; Queiroga, não!

O renomado cientista tem posição contrária à do Ministro da Saúde

  • sábado, 22 de maio de 2021

Foto: Montagem pensarpiauíNicolelis e Queiroga
Nicolelis e Queiroga

 

O neurocientista Miguel Nicolelis vem alertando em suas diversas redes sociais sobre os riscos da 3ª onda da Covid-19 no país. Segundo ele, há sinais evidentes de que ela está se formando em todo país. Como exemplo, ele cita o crescimento de casos e o aumento da taxa de ocupação das UTIs no interior de São Paulo e ainda menciona a chega do “General Inverno”, que normalmente traz um incremento no número de pacientes de doenças respiratórias.

Já o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, disse nesta sexta-feira que não prevê, neste momento, a chegada de uma terceira onda da pandemia da covid-19.

Apesar disso, admite que alguns estados e munícipios já identificaram uma nova pressão sobre o sistema de saúde, com maior número de internações, e disse que o governo está reforçando medidas para garantir o suprimento de kit intubação.

A declaração ocorre também no momento em que o Maranhão registra casos da variante indiana do coronavírus.

Sempre se questiona sobre uma terceira onda. Estamos numa pandemia, já tivemos a primeira onda, estamos reduzindo os óbitos nesta segunda onda, e todos temos que estar vigilantes a uma possível terceira onda, mas não estamos vislumbrando isso nesse momento. E a maneira adequada de ser evitar a terceira onda é avançar na campanha de vacinação, e é isso que estamos fazendo — disse Queiroga.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: