Pensar Piauí

Wellington Dias reforça ações do MDS em nova etapa de apoio ao povo Yanomami

"Trabalhamos para, neste momento, assegurar a autonomia dos povos indígenas", diz Wellington Dias.

Foto: Casa Civil/ DivulgaçãoWellington Dias
Wellington Dias

Intensificar as ações de proteção ao povo indígena Yanomami está entre as prioridades do Governo Federal. Na quinta-feira (29), uma comitiva interministerial esteve em Boa Vista para a realização de audiências técnicas com lideranças locais e inauguração da Casa de Governo, espaço de articulação de políticas integradas para atendimento da população Yanomami que vive na região.

O ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome, Wellington Dias, participou da abertura do espaço. Na ocasião, assinou a portaria que estabelece procedimentos para a doação de embarcações da assistência social, com vistas a facilitar a logística de atendimento às populações em vulnerabilidade, como as famílias do povo Yanomami.

"Trabalhamos para, neste momento, assegurar a autonomia dos povos indígenas", diz Wellington Dias.

“Vamos fortalecer o Sistema Único de Assistência Social, o SUAS, e queremos disponibilizar mais R$ 75 milhões para avançar nas ações de atenção humanitária”, destacou o ministro. “Por recomendação do presidente Lula, estamos trabalhando para, neste novo momento, assegurar a autonomia dos povos indígenas, por meio da produção de alimentos, na agricultura, na pesca, na criação de aves”, reforçou.

Para atingir esse objetivo, o MDS trabalha com parceiros para garantir 12,5 mil kits de ferramentas para incentivar as atividades produtivas, além da entrega de equipamentos para a casa de farinha. As ações dão continuidade ao trabalho de ajuda humanitária, iniciado há um ano, do Governo Federal.

O secretário nacional de Assistência Social do MDS, André Quintão, também esteve na agenda em Boa Vista. “É um dia muito importante. No âmbito da SNAS, num esforço com estados e municípios, vamos reforçar diversas ações, como as de busca ativa, que são tão importantes para chegar a quem vive em vulnerabilidade”, observou.

Casa de Governo

Localizada em Boa Vista, no prédio da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) de Roraima, a Casa de Governo busca atuação integrada para enfrentamento das questões humanitárias na Terra Indígena Yanomami. O espaço vai gerenciar ações de órgãos como Polícia Federal, Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) e Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).

O decreto, assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para instituir o espaço, foi publicado na quarta-feira (27.02). Nesta quinta, o ministro da Casa Civil, Rui Costa, realizou a abertura da nova instalação, “Os desafios que Roraima tem só serão vencidos se enfrentarmos de forma integrada. Não é uma ação apenas do Governo Federal, estadual ou municipal, por isso, organizamos com esse objetivo esse espaço”.

Também participaram dos encontros técnicos os ministros: Ricardo Lewandowski (Justiça), José Múcio (Defesa), Sonia Guajajara (Povos Indígenas), Nísia Trindade (Saúde), Esther Dweck (Gestão e Inovação), Marina Silva (Meio Ambiente e Mudança do Clima), Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar) e Jorge Messias (AGU). O governador do estado, Antônio Denarium, e o prefeito de Boa Vista, Arthur Henrique Brandão, também estiveram da agenda. 

Com informações do MDS

ÚLTIMAS NOTÍCIAS