Saúde

Wellington Dias quer vacina russa em plano de imunização nacional

Ele articula a inclusão da vacina russa Sputnik V no plano nacional de vacinação

  • sexta-feira, 18 de dezembro de 2020

Foto: G1Wellington Dias
Wellington Dias

O governador Wellington Dias (PT-PI) articula a inclusão da vacina russa Sputnik V no plano nacional de vacinação. O imunizante, segundo ele, será produzido no Brasil, pelo laboratório União Química, em Santa Maria (DF), que tem a licença para a fabricação e teria condições de fornecer 6 milhões de doses por mês já a partir de janeiro, com a promessa de elevar a produção para 20 milhões/mês.

Wellington levou a proposta à reunião de governadores com o Ministério da Saúde, e integrantes da pasta se comprometeram em iniciar conversas com o laboratório nesta sexta (18). O argumento de Wellington é que a vacina, assim como a Coronavac e a da Fiocruz/Oxford/AstraZeneca, será feita no Brasil a partir de um extrato importado da Rússia.

Uma das possibilidades de agilizar sua validação pela Anvisa é aproveitar o reconhecimento pela agência russa ou por agências de países parceiros, como a Argentina, o que reduziria o prazo de análise no Brasil. A Rússia já iniciou o processo de validação na Argentina, assim como no Chile, e está vacinando no seu país.

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: