Pensar Piauí

Wellington Dias fala das expectativas sobre o encontro do G20 em Teresina

Entre os dias 20 a 24 de maio, Teresina receberá delegações de 54 países para discutir sobre o combate a fome.

Foto: Casa Civil/ DivulgaçãoWellington Dias
Wellington Dias

Teresina sediará entre os dias 20 a 24 de maio a reunião técnico da Força-Tarefa com ampla participação dos países membros do G20. Além de organismos internacionais que se farão presentes, a reunião terá como intuito realizar mais ajustes relativos a Aliança Global Contra a Fome a Pobreza, principal agenda do governo desde que o Brasil assumiu a presidência da cúpula, em 2023.

Em visita à Teresina, o ministro do Desenvolvimento e Assistência Social, Wellington Dias, falou sobre o atual momento do grupo e a expectativa para que todos os pontos estejam fechados em consenso para o evento, que ocorre em dezembro, no Rio de Janeiro.

“Estamos bastante animados. Vamos contar com 54 delegações do mundo, é um momento de grande responsabilidade, porque esse pode ser o momento em que a gente tenha acertado o entendimento para os termos da Aliança Global contra a fome e a pobreza. Julho no Rio a gente fecha, para em dezembro está pronto na cúpula com os presidentes dos países e o presidente Lula a Aliança Global Contra a Fome a Pobreza”, afirmou Dias.

Lula no Piauí?

O presidente passou por aqui em agosto de 2023, quando assinou o decreto que instituiu o programa Brasil sem Fome. Hoje, oito meses depois, o país tirou 24,4 milhões de pessoas de situações de insegurança alimentar e agora busca reunir os requisitos necessários para tirar o nome do Brasil do Mapa Mundial da Fome.

Segundo Dias, é possível que o presidente esteja em solo piauiense durante o G20 ou ainda no primeiro semestre.

“Ele quer combinar uma agenda. Estamos vendo uma possibilidade por ocasião do G20, mas há outras possibilidades, então estamos acertando para este semestre termos uma data para com muita alegria receber o presidente no Piauí”, finalizou.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS