Pensar Piauí

Vídeo: Membros do MBL invadem UFPR, agridem funcionária e atacam estudantes

Integrantes do grupo de extrema direita, após provocações e ataques, foram expulsos e acabaram apanhando dos alunos

Foto: ReproduçãoIntegrante do MBL ataca estudante com spray de pimenta
Integrante do MBL ataca estudante com spray de pimenta

Integrantes do Movimento Brasil Livre (MBL), grupo de extrema direita que tem por hábito causar tumultos, voltou a invadir uma instituição de ensino para filmar alunos e constrangê-los com objetivo de criar conteúdo para as redes sociais. Desta vez, o alvo dos agitadores foi a Universidade Federal do Paraná (UFPR). 

Segundo a própria diretoria da UFPR, que divulgou nota sobre o ocorrido [leia a íntegra ao final desta matéria], oito membros do MBL, entre eles Gabriel Costenaro e Matheus Faustino, invadiram o prédio da reitoria da universidade, em Curitiba, e passaram a filmar e fotografar o local e os estudantes. Segundo os integrantes do grupo, eles teriam ido até a instituição para "denunciar" pichações com elogios ao comunismo e "defender o patrimônio público". 

Diante das provocações e das filmagens sem consentimento, estudantes reagiram na tentativa de expulsar o grupo da universidade. Um dos membros do MBL, conforme mostram imagens das câmeras de segurança, chegou a disparar um spray de pimenta contra um aluno. Uma estudante, em meio à confusão, foi agredida por um integrante do grupelho de inspirações fascistas, caiu no chão e ficou ferida. 

A direção da UFPR informou, ainda, que uma funcionária terceirizada se aproximou dos integrantes do MBL para entender o que estava acontecendo e foi agredida por um deles com um soco no estômago. 

Foto: ReproduçãoAluna agredida por membro do MBL mostra ferimentos
Aluna agredida por membro do MBL mostra ferimentos

Através das redes sociais, os membros do MBL têm afirmado que, na verdade, foram eles os agredidos. De fato, alguns alunos reagiram aos ataques, bateram nos agitadores e os expulsaram do campus da UFPR. Estudantes agredidos registraram boletim de ocorrência junto a uma delegacia da Polícia Civil de Curitiba. 

"A UFPR quer enfatizar que a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis prestou todo o apoio necessário à trabalhadora terceirizada e a aluna ferida, acompanhando-a até a delegacia para registro do Boletim de Ocorrência e realização do exame de corpo de delito. Estamos ainda à disposição para oferecer suporte adicional no que seja necessário. É de extrema importância ressaltar que a UFPR condena veementemente ações de grupos organizados que buscam promover invasões e confrontos com o objetivo de ganhar notoriedade nas redes sociais", diz trecho da nota divulgada pela direção da universidade. 

Veja vídeo da confusão

Leia a íntegra da divulgada pela UFPR sobre o ocorrido

"Comunicado da Universidade Federal do Paraná (UFPR): Repudiamos a Violência

Em relação ao lamentável incidente ocorrido no Prédio D. Pedro I da Universidade Federal do Paraná (UFPR) no dia 01 de setembro, a UFPR deseja manifestar seu profundo repúdio a qualquer ato de violência em nossas instalações, independentemente da sua natureza e das partes envolvidas. A integridade e segurança de nossa comunidade acadêmica são prioridade para nós.

Estamos atualmente avaliando todos os detalhes deste incidente para tomar as medidas adequadas e inclusive jurídicas, se necessárias. De acordo com as informações disponíveis, um grupo de oito pessoas, autodenominados membros do MBL, liderado por Gabriel Costenaro e Matheus Faustino, juntamente com outros indivíduos, ingressou no Prédio D. Pedro I e começou a registrar imagens e vídeos no 6º andar.

Os vigilantes intervieram e também informaram aos manifestantes que a filmagem e fotografia nas instalações da UFPR requerem autorização prévia da Superintendência de Comunicação, conforme é rotineiramente solicitado, inclusive pela imprensa. Uma trabalhadora terceirizada, ao notar a movimentação na sala, se aproximou para entender o que estava acontecendo e infelizmente foi agredida, com um soco no estômago, por um dos membros do MBL.

Nesse ponto, um grupo de alunos, ao término de uma aula, em frente a sala, também se manifestaram, invocando a Lei Geral de Proteção de Dados Pessoais (LGPD) e se recusou a permitir o uso de suas imagens. Apesar disso, os membros do MBL continuaram a filmar e fotografar, gerando um aumento das tensões.

A situação escalou quando desceram pelas rampas e o conflito chegou à rua, resultando em uma aluna da UFPR sendo agredida, jogada ao chão e sofrendo ferimentos. Os manifestantes tentaram alegar que eram as vítimas, mas os estudantes envolvidos no incidente prestaram depoimentos e registraram o ocorrido na delegacia.

A UFPR quer enfatizar que a Pró-reitoria de Assuntos Estudantis prestou todo o apoio necessário à trabalhadora terceirizada e a aluna ferida, acompanhando-a até a delegacia para registro do Boletim de Ocorrência e realização do exame de corpo de delito. Estamos ainda à disposição para oferecer suporte adicional no que seja necessário.

É de extrema importância ressaltar que a UFPR condena veementemente ações de grupos organizados que buscam promover invasões e confrontos com o objetivo de ganhar notoriedade nas redes sociais.

Estamos absolutamente comprometidos com a manutenção de um ambiente de paz, onde todas as vozes podem ser ouvidas e respeitadas. A Universidade Federal do Paraná reforça que é absolutamente contra qualquer tipo de violência física, verbal ou simbólica.”

Com informações da Forum

ÚLTIMAS NOTÍCIAS