Pensar Piauí

Vídeo: Empresário bolsonarista afirma que demitiu 13 funcionários por apoiarem Lula

A prática é considerada crime eleitoral

Foto: ReproduçãoEmpresário bolsonarista Ruan Davi
Empresário bolsonarista Ruan Davi

 

Dcm - O empresário Ruan Davi divulgou um vídeo em suas redes sociais afirmando ter demitido cerca de 13 funcionários que declararam voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no 2º turno, marcado para 30 de outubro. A prática é considerada crime eleitoral.

Ruan Davi tem publicado em sua conta no Instagram vídeos em que demonstra apoio a Bolsonaro e direciona ofensas a Lula.

“Acabei de chegar na empresa e descobri que aqui tinha de 12 a 13 pessoas, vou até mandar 13, se tiver 13 é melhor ainda que vai um número de esquerdista, que a galera ia votar no Lula. Acabei de fazer a demissão deles agora”, disse.

Veja a íntegra do vídeo:


Crime eleitoral

Um conjunto de denúncias de crimes eleitorais praticados por empresários e administradores públicos bolsonaristas vieram à tona nos últimos dias. A maioria delas está relacionada com assédio e ameaça de demissão caso o atual mandatário não seja reeleito.

Em Caiana (MG), na Zona da Mata mineira, o prefeito Maurício Pinheiro Ferreira pressionou, em vídeo publicado em seu Instagram na terça-feira (4), servidores a mudarem o voto para Jair Bolsonaro no dia 30 de outubro. Ele chega a dizer que não se responsabilizará pelo pagamento dos salários caso seu candidato não saia vencedor.

Casos semelhantes foram registrados em cidades como Não-Me-Toque (RS), Potirendaba (SP) e Tijucas do Sul (PR). Na cidade gaúcha, o vice-prefeito Gilson Trennepohl emitiu um comunicado sugerindo uma demissão em massa caso Lula seja eleito. O eufemismo utilizado por Trennepohl foi a “redução da base orçamentária em 30%”. Ele é dono de uma empresa de máquinas agrícolas e doou R$ 350 mil para a campanha de Bolsonaro.

Já em Potirendaba (SP) uma funcionária de prefeitura denunciou a gestora Gislaine Franzotti (PTB) por coação e assédio; e Tijucas do Sul (PR) ficou marcada pela ameaça que o empresário Leonides Bogo Júnior, conhecido como Oni Jr., fez aos funcionários de seu posto de gasolina. “Caso a esquerda ganhe, eu irei demitir mais de 50 colaboradores”, disse na ocasião.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS