Pensar Piauí

Vídeo: Caranguejo em pista de aeroporto impede avião de pousar

Avião pousou em segurança 10 minutos depois

Foto: ReproduçãoCaranguejo em pista de aeroporto impede avião de pousar
Caranguejo em pista de aeroporto impede avião de pousar

Um avião precisou arremeter no Aeroporto Internacional de Vitória na noite de segunda-feira, 20, devido a um caranguejo que estava na pista. O episódio inusitado aconteceu em um voo da Gol que saiu do Aeroporto Santos Dumont, no Rio de Janeiro, com destino à capital do Espírito Santo.

Em vídeo que circula nas redes sociais, o comandante do voo comunica aos passageiros sobre o ocorrido. “Boa noite, senhoras e senhores passageiros, é o comandante falando. Infelizmente, não foi possível o nosso pouso em Vitória. Acredite se quiser, a aeronave que pousou um pouco à nossa frente reportou uma quantidade absurda de caranguejos na pista, acredite se quiser”, disse o piloto. 

Após anunciar a presença de caranguejos na pista, o piloto informou que foi orientado pela torre de controle a arremeter o avião enquanto uma equipe do aeroporto fazia a retirada dos animais.

"Então daqui a 10 a 15 minutos receberemos autorização para prosseguir no pouso em Vitória. Peço desculpas pelo contratempo, mas motivo alheio a todos da tripulação, espero contar com a sua compreensão. Quando tiver o horário de pouso, retornarei com mais informações", finalizou o comandante.

O registro, que foi filmado por um dos passageiros, viralizou nas redes sociais na noite desta terça-feira, 21. Apesar do susto, o avião pousou sem qualquer problema.

Em nota, a Gol confirmou o episódio e garantiu que o procedimento seguiu os protocolos de segurança. Segundo a empresa, após a liberação da pista, a "aeronave retomou sua posição e pousou em segurança às 23h06, hora local, sem nenhum atraso em relação à previsão inicial do horário de pouso."

Leia a nota na íntegra 

"A GOL informa que o voo 2094, entre o aeroporto de Santos Dumont (SDU), no Rio de Janeiro, e a cidade de Vitória (VIX), realizado na noite de segunda-feira (20/03), efetuou uma arremetida durante o seu processo de aterrissagem na capital capixaba devido à presença de animais na pista. Todo o procedimento seguiu os protocolos de Segurança, valor número 1 da Companhia. Depois de liberada a pista, a aeronave retomou sua posição e pousou em Segurança às 23h06, hora local, sem nenhum atraso em relação à previsão inicial do horário de pouso.

A Companhia reforça que uma arremetida é o ato de descontinuar um procedimento de aproximação. Ela ocorre quando, após análise, o Comandante verifica que o pouso não pode seguir cumprindo todos os requisitos de Segurança ou por determinação da torre de controle do aeroporto, como neste caso. A arremetida é uma manobra normal e segura e que permite que os pilotos iniciem nova aproximação em condições mais favoráveis de pista, nesta situação, sem a presença de animais na área de pouso."

Com informações do Terra

ÚLTIMAS NOTÍCIAS