Pensar Piauí

Vídeo - Bailarina negra é hostilizada por PF em aeroporto: ‘“Solta aí as tranças”

Segundo Marcelly, o policial ainda pediu que ela entregasse o celular dela e a senha

Foto: ReproduçãoMarcelly Batista, ex-bailarina do Faustão
Marcelly Batista, ex-bailarina do Faustão

Após a repercussão do caso da pesquisadora Samantha Vitena, uma mulher negra expulsa de um voo na Bahia, no que foi apontado como uma abordagem racista, um segundo caso envolvendo a Polícia Federal viralizou nas redes sociais.

Desta vez, quem denunciou racismo durante uma abordagem policial foi a dançarina Marcelly Batista, ex-bailarina do Faustão. Em vídeo gravado em um aeroporto de Rondônia nesse sábado (29/4), ela afirma que um policial federal pediu que ela tirasse as tranças, símbolo de ancestralidade para mulheres negras.

“Tava aqui sentada no aeroporto de Rondônia. Aí do nada o pessoal da Polícia Federal, do nada, me pararam (sic), me levaram pra sala, sozinha, revistaram a bolsa, mandaram soltar a trança. [Disseram] ‘Solta aí a trança'”, narrou a mulher, em uma live nas redes sociais.

Segundo Marcelly, o policial ainda pediu que ela entregasse o celular dela e a senha. “Na inocência, porque nunca fui abordada, eu dei. Viu a mensagem com meu namorado, viu a mensagem do grupo para ver se eu estava fazendo alguma coisa. Muito f* isso”, lamentou a dançarina.

Veja o relato da dançarina:

Procurada, a Polícia Federal afirmou que entre a última quarta-feira (26) e sábado (29) fez fiscalização de rotina no aeroporto internacional de Rondônia com o objetivo de reprimir o tráfico de drogas. Houve entrevista de alguns passageiros onde, garante a instituição, todos foram respeitados.

Além disso, destaca a PF, havia um policial feminina na equipe e não houve abusos. Ainda assim, “foi instaurado um procedimento sigiloso, a fim de perquirir a existência de eventual ilícito penal e/ou administrativo perpetrado por algum dos policiais federais, durante as fiscalizações no aeroporto internacional de Rondônia”, disse a corporação.

Com informações do Metrópoles

ÚLTIMAS NOTÍCIAS