Pensar Piauí

Venenoso, peixe-leão invade litoral do Piauí e preocupa especialistas

Além da preocupação dos especialistas com a espécie invasora, que prejudica animais nativos, banhistas se sentem ameaçados

Foto: ReproduçãoPeixe-Leão
Peixe-Leão

Metrópoles - A invasão do peixe-leão ao litoral do Piauí tem preocupado estudiosos e banhistas. Pesquisadores da Universidade Federal do Delta do Parnaíba (UFDPar) publicaram um artigo com um alerta sobre a presença da espécie, que é venenosa e ameaça a biodiversidade da região.

De acordo com a professora doutora em Zoologia Edna Cunha, o peixe-leão não é do Brasil, ou seja, é uma espécie invasora, podendo acabar prejudicando as espécies nativas por predação e até mesmo pode atacar banhistas.

Segundo a professora, o peixe não é mortal. Porém, ele carrega uma toxina que pode causar dores e febre, além de lesões na área afetada. Então é preciso cuidado. Conforme Cunha, a espécie pode se tornar uma infestação e prejudicar bastante o local.

Entr os pontos de preocupação apontados pela pesquisa está a proximidade às bombas de captação de água de fazendas de camarão. A presença do animal gera preocupação, pois, de acordo com os pesquisadores, com uma grande capacidade de adaptação, o peixe-leão pode ser um perigo aos ecossistemas e biodiversidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS