Pensar Piauí

Um grito de liberdade!

Durante a história do Brasil, por diversas vezes o povo precisou se levantar contra os poderosos que tentaram impor amarras

Foto: Ricardo StuckertLula
Lula

 

Por Beel da Silva, militante do PT, no Facebook

O povo brasileiro guardou por 4 anos o grito da vitória, mas que não é só pela eleição, é o grito de retomada do país para o seu povo. Esse sentimento que temos hoje, terá sido o mesmo de Tiradentes, de Zumbi, de Antônio Conselheiro, de Maria Quitéria, de Esperança Garcia, de Anita Garibaldi, de Marighella, de tantas e tantos que lutaram pelo Brasil em outros tempos? O sentimento de vitória pela luta! 

Durante a história do Brasil, por diversas vezes o povo precisou se levantar contra os poderosos que tentaram impor amarras, por hora físicas, por hora ideológicas, por hora ambas. E nós nos levantamos!

Há 4 anos, nós vimos as portas do ódio se abrirem no nosso país. Esse ódio sempre esteve aqui e não tinha espaço para sair ao sol, mas saiu. Nós vivemos 4 anos de medo, de crescimento da intolerância, do preconceito, da mentira. E hoje, um grito crescente de alívio, de amor, de esperança, de liberdade saiu das nossas gargantas. Um grito que não é só por nós, mas pelos que se foram e pelos que ainda virão. Esse foi o grito da democracia!

O ano era 2018. O dia era 7 de abril. Foi aqui que o ano de 2022 começou. Foi aqui que a história política do Brasil começou a chacoalhar. Professores e professoras de História que lutem!

Em 2018, as manobras ilegais da “justiça” parcial nos tiraram  a oportunidade de votar em Lula. Em 2022, manobras mais sutis também tentaram nos impedir: redução de seções eleitorais criando filas quilométricas e cansativas, mentiras por cima de mentiras, barreiras da PRF. Mas é como diz o ditado: Brasileiro não desiste nunca! E nós não desistimos do nosso país! 

O dia 30 de outubro de 2022 entra para a História como o Dia da Esperança. As águas doces de Oxum vieram para limpar as mazelas do nosso país e Xangô nos trouxe a justiça! 

Nossa luta ainda não acabou. O Brasil levou décadas para se estruturar como nação soberana, para ter reconhecimento mundial, para ter o mínimo de direitos para seu povo e tudo isso foi destruído em 4 anos de um governo genocida. E agora temos 4 anos para reorganizar a casa e retomar o que nos foi tirado. 

Elza Soares nos disse: Levanta, sacode a poeira e dá a volta por cima. E assim fizemos! 

Viva a democracia! Viva o Brasil! 

E como disse João Ubaldo: VIVA O POVO BRASILEIRO!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS