Pensar Piauí

Um candidato é morto a cada três dias no Brasil, aponta levantamento

15 candidatos foram assassinados desde o início das campanhas eleitorais, em setembro

Foto: ReproduçãoCâmeras flagram Jorge Marra atirando no candidato Cássrio Remis, que morreu em seguida
Câmeras flagram Jorge Marra atirando no candidato Cássrio Remis, que morreu em seguida

Com informações do Terra

14 candidatos a vereador e um candidato a prefeito que disputariam as eleições municipais em novembro no país foram assassinados desde o início oficial da campanha, em 17 de setembro.

As vítimas eram de cidades do interior, de 12 estados diferentes. A média de assassinatos é de um a cada três dias. Além disso, houveram 19 tentativas de assassinato com armas de fogo. O último caso ocorreu na última segunda (2).

O vereador Zico Bacana (Podemos) que busca a reeleição no Rio de Janeiro foi baleado na cabeça durante evento de campanha, mas segundo sua assesoria, passa bem.

O levantamento foi feito por Pablo Nunes , doutor em ciência política e coordenador do centro de Segurança e cidadania. Segundo o levantamento, 80 políticos (pré candidatos;candidatos; ocupantes e ex-ocupantes de cargos públicos) foram mortos desde Janeiro de 2020.

Os estados que mais registraram casos foram o Pará , a Paraíba e São paulo , em que 4 candidatos foram assassinados em cada um.

Cassio Remis

O caso do pré-candidato a vereador Cassio Remis ganhou projeção nacional, e o político entrou nesta estátistica no final de setembro.

Remis foi morto a tiros em frente à secretária de obras de Patrocínio, Minas Gerais, pelo irmão do atual prefeito da cidade, Deiró Marra, que busca reeleição.

Antes do assasinato, o candidato fazia uma transmissão ao vivo em suas redes sociais denunciando uso irregular de funcionários em uma obra na cidade. O assassino, Jorge Marra tomou seu celular, após, se encontraram em frente a secretária, onde Marra atirou na cabeça de Cassio.

OBS: Na matéria não estão tabulados dados da morte do candidato a vereador pelo Partido dos Trabalhadores (PT) Valmir Tenório, de 50 anos, assassinado a tiros na tarde de ontem, em Paraty, na Costa Verde do Rio de Janeiro, noticiado no pensarpiaui aqui: Candidato a vereador pelo PT é assassinado a tiros, no Rio de Janeiro

ÚLTIMAS NOTÍCIAS