Pensar Piauí

UESPI e Sesapi estudam parceria para promoção de Educação em Saúde do Idoso

UESPI e Sesapi estudam parceria para promoção de Educação em Saúde do Idoso

Foto: GoogleUESPI e Sesapi estudam parceria para promoção de Educação em Saúde do Idoso
UESPI e Sesapi estudam parceria para promoção de Educação em Saúde do Idoso
Aconteceu na manhã da última terça-feira, 22, reunião na pró-reitoria de Extensão, Assuntos Estudantis e Comunitários (PREX) da Universidade Estadual do Piauí (UESPI) para discutir a realização de uma parceria entre a instituição e a Secretaria de Estado da Saúde do Piauí (Sesapi) para realização de ações destinadas a população da Terceira Idade. Entre os objetivos estão a implantação de políticas públicas, elaboração de programas de educação para idosos, seus cuidadores e profissionais de saúde e a promoção da defesa dos direitos da pessoa idosa.
Serão desenvolvidas diversas ações como: palestras, dinâmicas em grupo, atividades educativas e recreativas. “É uma forma da UESPI leva o conhecimento que tem sido produzido pelos professores, pesquisadores e estudantes da universidade. Neste caso o foco é a pessoas idosa que precisam de cuidados específicos. Então com essa parceria com a Sesapi nós poderemos levar todo o conhecimento para comunidade”, afirmou Raimundo Dutra, pró-reitor de extensão.
Estiveram presentes no encontro o pro-reitor de Extensão, Raimundo Dutra, os professores Luis Carlos Tajra, Anete Basílio e Leonardo Sales, as coordenadoras do Programa da Terceira Idade da UESPI, Aurenice Monte e Solange Lages, e Valdite Costa, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso.
As ações serão realizadas na quatro zonas de Teresina, e contará com equipes multiprofissionais, além de estudantes e professores de cursos como explicou o pró-reitor da universidade. Também ficou acertado cinco eixos de atuação: Direito e Cidadania, Saúde, Sexualidade, Arte e Cultura. “Estarão envolvidos professores e estudantes dos mais diversos cursos: psicologia, enfermagem, medicina, pedagogia, ciências sociais, direitos. Isso ocorre porque as temáticas do projeto envolve as mais diversas áreas do conhecimento”.
“Inicialmente, nós teremos um projeto com o intuito de promoção e prevenção voltada ao idoso no município de Teresina. Mas, a medida que os resultados forem alcançados e a demanda se expandir nós poderemos ampliar está iniciativa para demais municípios do Piauí”, enfatizou Valdite Costa, coordenadora estadual de Atenção à Saúde do Adulto e do Idoso.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS