Pensar Piauí

TV Record faz "reportagem" fraudulenta sobre a Vila Irmã Dulce

O Programa a Cidade Alerta exibiu material que se dizia jornalístico

Foto: Montagem pensarpiauiTV Record não fez jornalismo
TV Record não fez jornalismo

Na quinta-feira (1) a TV Record mostrou, no Programa a Cidade Alerta, a Vila Irmã Dulce, de Teresina. O programa passa, a partir de agora, a ser peça de uso por professores de comunicação, de como não fazer jornalismo. Tudo o que a técnica da boa informação ensina foi desrespeitado pelo referido programa.

Eles afirmaram que a Unidade de Pronto Atendimento da localidade servia à população só até às 13 horas, a partir dali estava reservada a guangues de criminosos. Mas a TV não ouviu um usuário da unidade de saúde, não ouviu nenhum profissional que trabalha no posto, não ouviu a polícia, muito menos o gestor responsável.

A Record afirmou que moradores estavam vendendo casas por insegurança. Não mostrou um só depoimento que confirmasse a informação.

E por fim, e de maneira extremamente grave, a Record usou imagens que ilustravam a reportagem, que não eram da Vila Irmã Dulce.  

A Vila Irmã Dulce perdeu muito com o trabalho da Record. Mas, quem de fato perdeu foi a audiência da Televisão que recebeu um trabalho em casa totalmente fraudado,nos áudios e nas imagens. Após a reportagem, o Conselho de Presidentes das Associações que representam os moradores sediados na Vila Irmã Dulce emitiu a seguinte Nota:

NOTA DE REPÚDIO 

O Conselho de Presidentes das Associações que representam os moradores sediados na Vila Irmã Dulce, localizada em Teresina, Estado do Piauí, vem através da presente nota manifestar seu REPUDIO às informações veiculadas nacionalmente pelo meio de comunicação RADIO e TV RECORD LTDA por meio do Programa Cidade Alerta em 01 de abril de 2021.

Fora veiculada reportagem retratando a Vila Irmã Dulce como uma localidade dominada por milícias e facções criminosas, tendo registrado que o Posto de Atendimento de Saúde localizado na referida comunidade prioriza atendimentos à criminoso, tendo, inclusive veiculado imagens quanto a troca de tiros que supostamente teriam ocorrido no referido local.

Contudo, a empresa de televisão afronta a todos os princípios éticos que deve ser basear quando se busca reproduzir qualquer tipo de informação. Sabe-se que a divulgação de informações devem ser precisas e corretas, sendo dever do meio de comunicação se pautar na veracidade dos fatos, principalmente quando envolve o interesse público.

O Conselho ora subscritor da presente nota vem informar que a Vila Irmã Dulce, considerada a segunda maior ocupação da América Latina, enfrenta graves problemas sociais, como toda comunidade localizada em periferias das grande capitais, contudo, não na gravidade informada pela Rede Record de Televisão.

Grande parte das imagens veiculadas não ocorreram na Vila Irmã Dulce, sendo a mais grave, onde registra a invasão de posto de saúde com disparos de arma de fogo, ocorrida na vizinha cidade de Timon, Estado do Maranhão.

A veiculação de informações de maneira irresponsável, como procedeu a rede de televisão ora repudiada, amplia o abismo social existente entre as comunidades periféricas nas grandes cidades, perante àqueles que não tem o real convívio dos desafios que cada morador afetado sofre diariamente. Tais atos aumentam o preconceito e interpretações equivocadas sobre a Vila Irmã Dulce, podendo resultar em um prejuízo imensurável à todos aqueles que aqui residem.

Assim, o que se espera da RÁDIO E TV RECORD LTDA, é um ampla retratação pública, visando minorar todos os efeitos ocasionados pela veiculação irresponsável de informações inverídicas sobre casos que não ocorreram na Vila Irmã Dulce e que sequer colheram informações de moradores e/ou lideranças sobre a real situação social da referida comunidade.

Por fim, o Conselho de Presidentes de Associações que se reuniram para subscrever a presente nota, reafirmam seu compromisso na luta pela redução da desigualdade social existente na Vila Irmã Dulce, bem como o respeito àqueles que construíram sua história na referida comunidade, tendo uma realidade completamente diferente da registrada pela RÁDIO E TV RECORD LTDA.

                                                                                                                                                     Teresina, 03 de abril de 2021

CONSELHO COMUNITÁRIO DA VILA IRMàDULCE
Presidente Marina Moura

ASSOCIAÇÃO MADRE CABRINI DAS MISSIONÁRIAS DO SAGRADO CORAÇÃO DE JESUS
Presidente Denise Moura

ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DA VILA IRMÃ DULVE
Presidente Manoel Messias

ASSOCIAÇÃO MOVIMENTO MAIS AMOR
Presidente Francisca Moura 

ASSOCIAÇÃO DAS PROSTITUTAS DO ESTADO DO PIAUÍ
Presidente Aricelina Gomes

ASSOCIAÇÃO DOS MORADORES DO RESIDENCIAL ESPLANADA
Presidente Rainou Soares

PS.: o pensarpiaui tem o vídeo da "reportagem" mas não o disponibilizou aqui para preservar o conceito de jornalismo.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS