Pensar Piauí

TSE multa Flávio e Zambelli por fake news contra Lula

O TSE já havia mandado os bolsonaristas excluírem as publicações de seus perfis.

Foto: Reprodução/poder360O TSE manteve condenações contra a deputada CaCarla Zambelli (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL)
O TSE manteve condenações contra a deputada Carla Zambelli (PL) e o senador Flávio Bolsonaro (PL)

 

O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) multou Flávio Bolsonaro (PL-RJ), Mara Gabrilli (PSDB-SP) e Carla Zambelli (PL-SP) por fake news que associa o presidente Lula à morte de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André. O valor da multa é de R$ 10 mil para cada um por terem compartilhado uma entrevista da parlamentar do PSDB à Jovem Pan durante as eleições. 

O relator do caso, o ministro Carlos Horbach, tinha definido a multa em R$ 5 mil e votou para que o senador não precisasse pagá-la. A maioria dos ministros, no entanto, discordou do entendimento do magistrado e acompanhou Maria Cláudia Bucchianeri, que argumentou que o valor deveria ser pago por todos.

Na avaliação da ministra, o valor deveria ser aumentado por conta da reincidência dos parlamentares em divulgarem informações falsas. Flávio e Zambelli compartilharam trecho da entrevista de Gabrilli nas redes sociais.

O TSE já havia mandado os bolsonaristas excluírem as publicações de seus perfis. A ministra alegou que a remoção se justificava porque o “conteúdo expressa e judicialmente já [é] reconhecido como desinformativo e ofensivo”.

 Com informações do DCM 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS