Pensar Piauí

TSE: Bolsonaro perde de lavada por 7 a 0 em recurso contra Alexandre de Moraes

Por 7 a 0, os ministros foram unânimes em recusar o pedido de Bolsonaro

Foto: Ton Molina/Fotoarena/Agência O GloboBolsonaro
Bolsonaro

Jair Bolsonaro (PL) foi derrotado em uma decisão do plenário virtual sobre um recurso do ex-presidente contra o ministro Alexandre de Moraes, que comanda a Corte. Esse foi o primeiro teste do ex-mandatário no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) desde que retornou ao Brasil.

Por 7 a 0, os ministros foram unânimes em recusar o pedido de Bolsonaro. Vale destacar que até mesmo Kassio Nunes Marques, indicado pelo ex-chefe do Executivo para o cargo, foi contra o recurso de Bolsonaro, segundo informações da colunista Malu Gaspar, do jornal O Globo.

Os advogados de Bolsonaro queriam que o TSE declarasse Moraes suspeito para julgá-lo em um processo que o investiga por abuso de poder político ao usar os palácios do Planalto e da Alvorada para fazer lives durante o período eleitoral.

No entanto, o julgamento de agora é o recurso contra a decisão tomada por ministro Ricardo Lewandowski em setembro do ano passado, quando o magistrado negou o pedido.

O pedido pela suspeição de Moraes foi motivado por um gesto do ministro associado à degola numa sessão do tribunal ocorrida em 27 de setembro de 2022. O próprio Moraes nunca veio a público se manifestar a respeito do recurso de Bolsonaro e nem esclarecer o sentido do gesto.

Com informações do O Globo

ÚLTIMAS NOTÍCIAS