Pensar Piauí

Transformando a realidade através do rádio

Transformando a realidade através do rádio

Foto: GoogleArnaldo
Jessé Barbosa
Com a certeza de que a comunicação é capaz de mudar realidades e resgatar a cidadania das pessoas, há cinco anos dois comunicadores, Jessé Barbosa e Iraildon Mota, lançaram o desafio de criar uma empresa para formar comunicadores voltada, especificamente, para a área do rádio. E criaram a Comradio do Brasil, mantenedora da única escola Técnica Profissionalizante em Comunicação do Piauí, reconhecida pelo Ministério da Educação, através do Conselho Estadual de Educação. A Comradio do Brasil produz e distribui conteúdo para o Rádio, TV e Internet; atua como consultoria técnica de emissoras de Rádio e TV; elabora e executa projetos de comunicação organizacional para empresas e ONGs e oferta cursos livres em várias áreas da comunicação.
Há também o Instituto Comrádio Brasil que toca projetos semelhantes.

Nestes cinco anos de existência, a Escola já formou cerca de 345 pessoas somente no semiárido do Piauí, além de 36 deficientes visuais em Teresina. O aluno ao concluir o curso recebe um diploma a nível técnico profissionalizante e registro profissional expedido pelo Ministério do Trabalho. “Porém, além da qualificação pessoal, o mais relevante para a Comradio, é atingir o objetivo social. Os alunos aprendem as técnicas e ao mesmo tempo são repassados elementos de comunicação como política pública que tem possibilidade de atuar no contexto social ao qual o aluno esta inserido”, afirmou o Diretor Executivo da Comradio do Brasil, Jessé Barbosa.

Ainda falando sobre o principal objetivo da Comradio, ele especificou que além de qualificar através do rádio, a escola visa também promover mudanças a partir da comunicação, fazendo com que as pessoas tomem consciência que comunicação não é só divulgação, é também a promoção de cidadania e de mudanças sociais. “Dentro de nossa rede abordamos a informação igual a uma grande rede como CBN, Jovem Pan e outras, a diferença é que conosco há uma preocupação com as questões da cidadania, da construção de soluções para o Piauí” frisou ele.

A Comradio atua em cinco pólos, são eles: Teresina, Picos, Oeiras, São Raimundo Nonato e Pedro II, em cada pólo tem uma rádio parceira não só para contribuir com a formação, mas para também redistribuir para as outras rádios do interior do estado. Das 13 horas ás 14:30, a Comradio fala, a partir da Rádio Pioneira de Teresina, para outras 17 emissoras num alcance de 62 municípios do Piauí, atingindo um total de 1 milhão e 200 mil habitantes.
Segundo Jessé, a Comradio possui um satélite que alcança toda a América Latina, mas o principal objetivo é, primeiramente, chegar a todo o Piauí e depois expandir para estados vizinhos.

Em Teresina, qualquer pessoa que já concluiu o ensino médio pode matricular-se nos cursos de Rádio, TV e Publicidade. Já para os alunos do interior do estado, existe o critério de ser uma pessoa em situação de vulnerabilidade social e com faixa etária de até 30 anos.

Nestes cinco anos de existência, muitos resultados já foram detectados, principalmente no interior, com o aumento da auto-estima e do mercado de trabalho na área de comunicação, onde constatou-se que 68 por cento das pessoas que fizeram o curso, já foram absorvidas como assessores de comunicação das prefeituras, radialistas em rádios comunitárias, sites e outros já possuem até mesmo seu próprio blog.
Instituto Comradio
O Instituto, atualmente, desenvolve três projetos: Projeto Jovens Radialistas do Semiárido, Projeto Um Olhar para a Cidadania e Juventude Conectada. Estes são executados visando o aperfeiçoamento contínuo do jovem em seus aspectos social, cultural, educativo e econômico. Tem como principal missão a educação em comunicação social, capaz de criar, produzir e compartilhar ações voltadas para o desenvolvimento sustentável de comunidades pobres, visando a melhoria de vida das pessoas e oferecendo ao jovem os instrumentos e conceitos necessários para que os beneficiários, com autonomia, produzam, distribuam, inspirem boas práticas para um mundo melhor, com a promoção da cidadania e o direito á comunicação com valores democráticos em prol da transformação social.

O Projeto Jovens Radialistas do Semiárido é destinado a jovens entre 16 a 29 anos, com ensino médio completo. É desenvolvido nos municípios de Picos, Oeiras e São Raimundo Nonato. Busca contribuir para a formação de comunicadores em situação de vulnerabilidade social e a promoção do desenvolvimento local através da utilização do rádio, assessoria de comunicação e internet como ferramentas a serviço da educação. Para a realização das ações deste projeto o Instituto conta com o apoio da ONG suíça Brucke Lê Pont e patrocínio da Petrobrás.

O Projeto Um Olhar para a Cidadania, busca através da comunicação empoderar as pessoas com deficiência visual, para que elas, sem a necessidade de mediação, pautem, discutam e provoquem reflexão na sociedade sobre os seus deveres e direitos. Um dos objetivos do projeto é apresentar soluções concretas que favoreçam a inclusão dos cegos, através do rádio, utilizando a internet como plataforma. Nesse projeto, a Oi Futuro acreditou na proposta de contribuir para a mudança da história das pessoas com deficiência e tornou-se um das principais parceiras.

O Projeto Juventude Conectada, promove o debate e a reflexão sobre temas a partir da realidade vivida pelos jovens de Teresina. São executadas três etapas: curso de rede sociais e palestra sobre prevenção das drogas e uma gincana cultural onde todos os jovens são divididos em grupos e estimulados a popularizar o assunto nas mídias sociais. A prefeitura de Teresina é a entidade parceira neste projeto do Instituto Comradio.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS