Pensar Piauí

Teresina tem a gasolina mais cara do país, afirma ANP

O levantamento foi feito entre os dias 29 de agosto e 4 de setembro

Foto: ReproduçãoPosto de gasolina em Teresina
Posto de gasolina em Teresina

 

A capital do Piauí cobra, em média, o valor mais alto por litro de gasolina comum no Brasil, R$ 6,49. O dado é do Sistema de Levantamento de Preços da Agência Nacional do Petróleo (ANP), que pesquisou os preços praticados em diversos postos do país entre os dias 29 de agosto e 4 de setembro. 

Em Teresina, foram consultados 41 postos. No levantamento anterior, a cidade foi considerada a capital do Nordeste com a gasolina mais cara, com o preço médio de R$ 6,47.

Foto: ANPLevantamento da ANP
Levantamento da ANP

 

O Sindicato dos Postos Revendedores de Combustíveis do Piauí (Sindipostos) informou que o valor é influenciado por três fatores: a desvalorização do real, a logística de distribuição e o Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS).

O Sindipostos afirmou ainda que o transporte do combustível para a capital também contribui em grande parte para o encarecimento. "Diferente de outros estados, não temos porto e a gasolina que vem para cá vem de trem e caminhão, isso tem um custo alto", relatou Alexandre Valença.

A Secretaria de Fazenda do Piauí (Sefaz) afirma que não há qualquer alteração na alíquota do ICMS de combustíveis desde 2017. O órgão diz que os constantes reajustes se devem a política de preços praticada pela Petrobrás, cuja gestão depende do Governo Federal. 

Com informações do G1 PI 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS