Pensar Piauí

Terceira pesquisa da semana: Lula lidera e vence todos no 2º turno

Lula, em um eventual segundo turno, tem vantagem que vai de 17 a 39 pontos, a depender do oponente; Ciro e Moro não passam dos 10%

Foto: GoogleLula
Lula

Nova pesquisa PoderData, do site Poder360, divulgada na noite desta quarta-feira (24), confirma o movimento já observado em outros levantamentos sobre as eleições de 2022: Lula (PT) segue como favorito para vencer a corrida presidencial, Jair Bolsonaro vai mantendo a segunda colocação e a chamada “terceira via” não decola.

Esta é a terceira pesquisa divulgada esta semana. Todas apontam Lula na frente. 

Primeira pesquisa da semana: Lula lidera nos 2 turnos

Segunda pesquisa da semana: Lula lidera (em mais uma) a corrida presidencial

Segundo o estudo do PoderData, o petista que governou o Brasil entre 2003 e 2010 tem 34% das intenções de voto, contra 29% do atual presidente. Recém-filiado ao Podemos para concorrer ao Palácio do Planalto, o ex-juiz Sergio Moro, declarado suspeito e parcial pelo Supremo Tribunal Federal (STF), ainda não empolgou: aparece na terceira posição, mas com apenas 8% das intenções de voto. Ele está tecnicamente empatado com Ciro Gomes (PDT), que soma 7%, e com o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), que tem 5%.

Luiz Henrique Mandetta (DEM), que após a entrada de Moro na corrida deve desistir de se candidatar a presidente, vem com índice de 3% das intenções de voto. Número parecido com os do senador Alessandro Vieira (Cidadania-SE) e Cabo Daciolo (Brasil 35), ambos com 2% O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), não pontuou. Brancos e nulos representam 6%, enquanto 3% dos entrevistados ainda não sabem em quem vão votar ou não responderam.

Em um segundo cenário estimulado, com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite, como o candidato do PSDB ao invés de Doria, a vantagem de Lula aumenta. O petista, nesta situação, chega a 36% das intenções de voto, contra 27% de Bolsonaro. Ciro e Moro, neste caso, trocam de posição, mas seguem com menos de 10 pontos e empatados tecnicamente: o pedetista com 9% e o ex-magistrado com 8%. Já Leite consta com 5% das intenções de voto. Fecham a lista Daciolo (3%), Mandetta (2%) e Alessandro Vieira (1%). O índice de brancos e nulos é de 7%, e o dos que não sabem ou não responderam chega a 1%.

2º turno: Lula vence todos

A pesquisa PoderData fez diferentes simulações de 2º turno e, mais uma vez, se as eleições fossem hoje, Lula derrotaria qualquer um dos adversários, com vantagens que variam de 17 a 39 pontos percentuais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS