Pensar Piauí

Primeira pesquisa da semana: Lula lidera nos 2 turnos

A pesquisa aponta que Lula está bem à frente de Moro

Foto: GoogleSérgio Moro e Lula
Lula x Moro 

Único estudo que mostrava Lula (PT) ainda em situação de empate técnico com Jair Bolsonaro, no levantamento anterior, realizado em junho, o instituto Paraná Pesquisas agora coloca o petista à frente do atual presidente, com mais de 5 pontos porcentuais de vantagem.

Nos quatro principais cenários estimulados da pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (22), Lula tem a preferência entre 34,9% e 35,8% dos eleitores. Já a preferência por Bolsonaro varia entre 29,2% e 30,1%.

O novo levantamento do Paraná Pesquisas mostra que Lula tem grande desempenho no segundo turno. Os dados apontam que o ex-presidente tem índice superior ao de Sergio Moro, ex-ministro de Bolsonaro.

De acordo com o instituto, com arredondamentos, o petista lidera com 41%, enquanto o ex-juiz tem 30%. Pretendem votar branco ou nulo 26% dos entrevistados, enquanto não responderam ou não souberam representam 3%.

O grau de confiança é 95% para uma margem estimada de erro de aproximadamente 2%.

Foto: Paraná PesquisasCenário para a eleição de 2022
Cenário para a eleição de 2022

Lula lidera no 1º turno

Lula lidera com 35%; Bolsonaro tem 29%; Moro, 11%; Ciro, 6%; e Doria, 3%. Na pesquisa feita em julho, a disputa estava mais apertada. Lula aparecia com 33,7% e Bolsonaro com 32,7%.

O instituto ainda revela que 57% dos brasileiros reprovam a administração do presidente Jair Bolsonaro ante 38% que aprovam.

Para esta edição do levantamento, o Paraná Pesquisas entrevistou 2.020 eleitores presencialmente em 26 Estados e Distrito Federal. As entrevistas ocorreram em 164 municípios brasileiros entre os dias 16 e 19 de novembro de 2021.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS