Pensar Piauí

Telefonema entre Kajuru e Bolsonaro repercute no mundo político

O telefonema fez diversas personalidades políticas emitirem opinião, falam em crime de responsabilidade

Foto: DivulgaçãoA repercussão do telefonema de Kajuru e Bolsonaro
A repercussão do telefonema de Kajuru e Bolsonaro

 

A presidenta da PT, Gleisi Hoffmann reagiu na noite deste domingo (11) à gravação da conversa entre o senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO) e Jair Bolsonaro na qual ambos articulam uma ofensiva para, segundo Bolsonaro, ”botar em pauta o impeachment dos ministros [do STF]”. Ela conclama pelo impeachment imediato de Bolsonaro.

“Escandalosa conversa desse tal senador Cajuru c/ Bolsonaro: ‘vamos fazer do limão uma limonada’! Querem ampliar o objeto da CPI do Covid, ir para cima de governadores e prefeitos e do STF, p/ salva a pele de Bolsonaro e seu governo. Temos de denunciar essa manobra! # ImpeachmentJa"

Já o governador do Maranhão, Flávio Dino (PCdoB), também foi enfático: "Mais uma vergonha. Presidente da República tramando perseguição contra ministro do Supremo. É o sujeito mais despreparado que já ocupou a presidência na história do Brasil", afirmou o chefe do Executivo maranhense no Twitter.

"Não podemos aceitar mais! Chega! Esse governo precisa ser interditado! Terça-feira temos que parar o funcionamento da câmara até que se instale o processo de impeachment de Bolsonaro. Depois dessa conversa do presidente com um senador! Isso envergonha nosso país!", postou o deputado federal José Guimarães (PT-CE).

"A conversa que Kajuru exibe com Bolsonaro para se mostrar íntimo é coisa de extrema gravidade. Presidente e senador aparecem conspirando contra uma CPI — uma prerrogativa do Congresso —, e se revela ação concertada contra um ministro do Supremo. Os envolvidos têm de responder", postou o jornalista Reinaldo Azevedo em suas redes sociais.

O criminalista Antônio Carlos de Almeida Castro, o Kakay, afirma que Jair Bolsonaro cometeu mais um crime de responsabilidade na conversa divulgada pelo senador Jorge Kajuru (Cidadania-GO). "O Presidente da República articulando com um Senador da República, um dos autores do pedido de abertura da CPI, a mudança do objeto específico da CPI. E articulando, presidente da República e senador da República, um pedido de abertura de impeachment contra ministros do Supremo Tribunal. Parece evidente que há uma grave conspiração contra o livre exercício do Poder Judiciário", diz ele.

"Impossível imaginar algo mais grave, se confirmado que a conversa é mesmo entre um Senador da República e o Presidente da República. A investigação se impõe, pois o crime de responsabilidade parece evidente, para a garantia da estabilidade democrática", afirma Kakay. 

"A conversa entre Bolsonaro e Kajuru é a prova de mais um crime de responsabilidade do presidente, que tenta intervir no Legislativo e intimidar o STF. O objeto da CPI da Covid não pode ser modificado. Bolsonaro está morrendo de medo e tenta sabotar as investigações", escreveu o deputado Marcelo Freixo (Psol-RJ), líder da minoria, em suas redes sociais.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS