Pensar Piauí

Suposta responsável por queda do avião da Chapecoense é presa

A ordem foi dada pelo ministro do STF Gilmar Mendes

Foto: Montagem pensarpiauíChape

A controladora responsável pela análise e aprovação do plano de voo da Chapecoense, em 2016, foi presa nessa quinta (23). A boliviana Célia Castedo Monasterio recebeu voz de prisão da Polícia Federal. Há cinco anos, a delegação do clube de Santa Catarina morreu em um desastre aéreo.

A ordem foi dada pelo ministro do STF, Gilmar Mendes. Ele também decidiu pela extradição da investigada. Na sentença do magistrado é dito que Célia é “procurada pela Justiça boliviana”. Isto porque precisa “responder pela suposta prática do crime de atentado contra a segurança do espaço aéreo”.

Em 29 de novembro de 2016, a aeronave que levava a delegação da Chapecoense e profissionais da imprensa caiu. Na ocasião, eles estavam indo para a final da Copa Sul-Americana. A tragédia ocorreu perto do aeroporto José María Córdova, na Colômbia. Morreram 71 pessoas.

Célia não teria observado procedimentos mínimos para que o plano de voo fosse aprovado. Ela é acusada de ter feito isso de forma fraudulenta. Desde aquele ano, ela se refugiou para Corumbá. A alegação usada foi de ser “perseguida”.

Agora ela ficará presa na cidade de Mato Grosso do Sul, enquanto espera pelos procedimentos legais para ser entregue às autoridades da Bolívia.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS