Pensar Piauí

Seminário Teresina TEAMA 2019 discute autismo

Serão homenageadas autoridades e profissionais que se destacaram em defesa dos autistas

Foto: DivulgaçãoSeminário Teresina TEAMA 2019
Seminário Teresina TEAMA 2019

É muito importante para a sociedade quando se lança luz sobre um problema sério, que aflige milhares de pessoas e para o qual ainda há mais perguntas do que respostas. É o caso do autismo ou Transtorno do Espectro Autista (TEA), fenômeno global, cujas estatísticas só crescem. E o Piauí não está fora desse contexto. Por outro lado, a ciência tem avançado de forma vigorosa, em todos os aspectos relacionados ao autismo, incluindo diagnósticos, terapias, tratamentos, medicamentos, socialização e cura.

E nesse sentido acontecerá, em Teresina, o Seminário Teresina TEAMA 2019, o maior evento sobre autismo já realizado no Piauí, começa nesta sexta-feira (22-11), a partir das 19 horas. O seminário terá cerimônia de abertura oficial, no Rio Poty Blue Tree Hotel, local do evento, e continuará, nos dias 23 e 24 de novembro, neste final de semana. Com programação marcada por extenso conjunto de conferências proferidas por 19 palestrantes de vários estados brasileiros, o Teresina TEAMA se constituirá em grande oportunidade.

O evento contará com a participação de nomes como a Drª. Deborah Kerches, que falará sobre o diagnóstico precoce no autismo. Haverá uma mesa redonda sobre Direitos da Pessoa com Deficiência, presidida pelo representante da Ordem dos Advogados do Brasil/Secção Piauí (OAB-PI), Joaquim Santana. Ele contará com a participação, no debate, de Rebeca Costa e Silva (AMA-SP), Joelson Dias (OAB-DF), Marlúcia Almeida (MP-PI) e Sara Miranda (DPE-PI).

Troféu Piauí TEAMA 2019

Nomes nacionais farão palestras sobre temas, como o Movimento Orgulho Autista Brasil, os benefícios das atividades físicas, inclusão escolar, comorbidades no autismo, etc. Também serão tratadas questões, como a inclusão do autista no mercado de trabalho, pessoas autistas na família e na sociedade, mecanismos biológicos, autismo na vida adulta e muito mais. Natalie Brito, Fernando Cotta, Carolina Quedas, Carmen Lydia, Eliseu Acácio, Ana Paula Chacur, Graciela Pignatari, entre outros, estarão em Teresina.

O Troféu Piauí TEAMA 2019 - Autismo Legal Piauí será entregue durante a cerimônia de abertura do Seminário Teresina TEAMA 2019. Trata-se de homenagem a ser concedida, anualmente, às personalidades que mais se destacaram por contribuir na afirmação da cidadania e no desenvolvimento das pessoas com Transtorno do Espectro do Autismo (TEA). A deputada federal Rejane Dias e o vereador Dudu, na Categoria Políticas Públicas, estão entre os agraciados.

Também receberão o troféu: Joaquim Santana (OAB-PI), na Categoria Direitos; a Associação dos Amigos dos Autistas (Sociedade Civil Organizada); o Colégio Santa Marcelina (Educação), o Grupo de Comunicação Meio Norte (GCMN), na pessoa da executiva Lívia Guimarães, na (Comunicação Social); Riverside Shopping (Iniciativa Privada); o psiquiatra Adilson Fortes e o secretário da Saúde (Sesapi), Florentino Neto (Saúde); e finalmente o pai de filho autista, Samuel Araújo, na Categoria Família.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS