Pensar Piauí

“Se não fossem os governadores do NE já estávamos no autoritarismo”, diz Altamiro Borges

Ele é diretor do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e também do Blog do Miro

Foto: CTBAltamiro Borges
Altamiro Borges

 

O pensarpiaui entrevistou o jornalista Altamiro Borges. Ele é diretor do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé e também do Blog do Miro.

Miro falou sobre comunicação – o papel da Rede Globo (e outras emissoras) na pandemia.

Na primeira década deste século, Altamiro e jornalistas como Luis Nassiff, Paulo Henrique Amorim, Luiz Carlos Azenha e outros estimularam o que depois veio a se denominar de “blogosfera progressista”. Para Miro, o ecossistema da comunicação já mudou muito de lá para cá, e embora haja uma guerra de narrativas com a direita, muitos blogueiros progressistas se estabilizaram e disputam audiência nas redes quase que em pé de igualdade com a mídia comercial.

Ele conceitua Jair Bolsonaro com “um imbecil” que chegou a presidência por uma série de circunstâncias favoráveis. Afirma que ele vem se desgastando e brigando com muita gente. Já brigou com o próprio partido, com correligionários, com governadores aliados. Mas ele é funcional para a direita brasileira.

Sobre a esquerda Miro afirma: “levamos uma baita surra ideológica. É preciso uma auto-crítica, não a penitência pública”. Mas afirma que mesmo com todos os problemas ainda é a esquerda que marca a diferença positiva no Brasil: “se não fosse os governadores do Nordeste já estávamos no autoritarismo”.  

ÚLTIMAS NOTÍCIAS