Pensar Piauí

Sasc realiza 1° formação da pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho

Formação tem como objetivo qualificar a pessoa com deficiência para o mercado de trabalho

Foto: CcomSasc realiza 1° formação da pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho
Sasc realiza 1° formação da pessoa com deficiência para inclusão no mercado de trabalho

 

A 1ª Formação da Pessoa para Inclusão no Mercado de Trabalho, realizada pela Secretaria da Assistência Social, Trabalho e Direitos Humanos (Sasc), em parceria com a Seid, foi realizada, nesta segunda-feira (27), no auditório da Sasc, com o objetivo de qualificar as pessoas com deficiências para entrevistas de emprego e também para o mercado de trabalho. 

‘'O objetivo maior dessa formação é prepararmos essas pessoas com deficiência, para quando surgir a vaga dentro das empresas essas pessoas podem estar aptas a serem contratadas, por exemplo, muitas vezes elas não sabem se portar em uma entrevista de trabalho ou preparar seu currículo’’, explicou o secretário da Seid, Mauro Eduardo.

Foto: CcomFormação tem como objetivo qualificar a pessoa com deficiência para o mercado de trabalho
Formação tem como objetivo qualificar a pessoa com deficiência para o mercado de trabalho

 

O superintendente de Trabalho, Renda e Inclusão Social, José Barros, comentou sobre a dificuldade da inserção da pessoa com deficiência no mercado de trabalho. “Essa formação tem uma importância muito grande, primeiro porque o mercado de trabalho tem dificuldade de absorver pessoas com deficiência. Durante as visitas que fazemos às empresas, eles falam sobre a falta de qualificação. Daí a razão da Sasc, juntamente com a Seid, terem feito essa parceria para preparar essas pessoas para o mercado de trabalho. Aqui eles vão ter uma noção de como preparar um bom currículo, como se portar em uma entrevista de trabalho, uma noção de empreendedorismo", disse.

Marina Moura, diretora do Sine, que é administrado pela Sasc, falou sobre as vagas ofertadas. ‘'A gente oferece, todos os dias, vagas para pessoas com deficiência no SINE e a gente sente uma certa dificuldade na procura dessas vagas, então a gente iniciou essa parceria com a secretaria, para que as pessoas venham aqui para fazer o cadastro. As pessoas que estão aqui hoje já podem sair cadastradas, inclusive, já podem sair empregadas. Ao todo, cinco empresas vieram acompanhar o evento e estão com vagas disponíveis.’’

Os documentos necessários para cadastro são: Carteira de Trabalho (física ou a digital), RG/carteira de identidade, CPF/cadastro de pessoa física, PIS ou Pasep, comprovante de escolaridade (certificado ou declaração da escola), comprovante de residência/moradia, carteira de habilitação (se dirigir moto ou outro veículo) e certificados de cursos de qualificação profissional. Após fazer o registro no Sistema/Banco de Dados, os interessados recebem a carta de encaminhamento à vaga disponível. Os postos de atendimento do Sine (Centro, Dirceu e Espaço Cidadania), onde já devem possuir cadastro. O horário de atendimento é das 8h às 13h, com agendamento direto pelo site: www.sine.pi.gov.br.

Com informações da Ccom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS