Pensar Piauí

SAF entrega mais de duas toneladas de sementes para agricultores do Piauí

As sementes foram entregues nesta terça-feira(19), para agricultores familiares de 26 associações no estado.

Foto: CcomSAF entrega mais de duas toneladas de sementes para agricultores do Piauí
SAF entrega mais de duas toneladas de sementes para agricultores do Piauí

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) entregou, nesta terça-feira (19), aproximadamente 2,5 toneladas de sementes crioulas de milho e feijão para agricultores familiares de 26 associações. A distribuição aconteceu na sede da SAF, localizada no bairro Pirajá, zona norte de Teresina, e marcou o início da entrega das sementes para a safra 2023/2024.

Foram entregues 1,1 tonelada de sementes de feijão e 1,4 toneladas de sementes de milho. A SAF planeja distribuir até o final da safra, cerca de 50 toneladas de sementes crioulas, sendo 25 de milho e 25 de feijão. 

Foto: CcomSAF entrega mais de duas toneladas de sementes para agricultores do Piauí
SAF entrega mais de duas toneladas de sementes para agricultores do Piauí

As sementes crioulas são caracterizadas por manter suas origens sem alteração genética ou uso de produtos químicos. A secretária Rejane Tavares enfatizou a importância da entrega para os produtores do campo.

"É uma semente que não é transgênica, que não tem tratamento com agrotóxicos. A gente inicia com essa distribuição um ciclo de produção de alimentação saudável, e fortalece o nosso caminho de transição agroecológica. São sementes que permitem um alimento que não faz mal às pessoas, e vai fortalecer cada vez mais o processo de produção da agricultura familiar", ressaltou a secretária.

As associações contempladas nesta entrega são dos municípios de Teresina, Palmeirais, Nazária, Altos, Campo Maior, Nossa Senhora de Nazaré, Capitão de Campos, Jatobá do Piauí, Boa Hora, Cocal de Telha e José de Freitas. Foram priorizados agricultores familiares que fazem parte dos programas Cinturão Verde e Progere (Programa de Geração de Emprego e Renda).

A produtora Célia Maria da Silva, do assentamento Santana Nossa Esperança, pontuou que a semente chegou no melhor momento para o plantio, no início do período chuvoso.

"Essa entrega de sementes é bastante significativa, principalmente porque esse ano chegou mais cedo, no começo das chuvas, e a gente vai tirar proveito disso. Vamos produzir mais para que todos se alimentem com qualidade", finalizou a produtora.

Com informações da Ccom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS