Pensar Piauí

SAF entrega kits de irrigação e máquinas agrícolas em 19 municípios do Piauí

Foram investidos cerca de R$ 907 mil no Programa de Valorização da Agricultura Familiar.

Foto: CcomSAF entrega kits de irrigação e máquinas agrícolas em 19 municípios do Piauí
SAF entrega kits de irrigação e máquinas agrícolas em 19 municípios do Piauí

 

A Secretaria da Agricultura Familiar (SAF) realizou, nesta segunda-feira (4), a entrega de kits de irrigação e máquinas agrícolas para agricultores familiares de 19 municípios do Piauí. Foram investidos cerca de R$ 907 mil, por meio de emenda parlamentar do ex-deputado federal Assis Carvalho, falecido em 2020. A solenidade aconteceu no pátio da SAF, no bairro Pirajá, em Teresina.

Foram entregues 90 kits de irrigação de mini-aspersão para área de 4.500 m², além de três tratores, acompanhados de carreta, grade aradora e roçadeira. Os equipamentos foram destinados para associações da agricultura familiar presentes nesses 19 municípios. A entrega faz parte do Programa de Valorização da Agricultura Familiar.

Os municípios beneficiados são: Altos, Angical, Amarante, Eliseu Martins, Francisco Santos, Francisco Ayres, Itainópolis, Jaicós, José de Freitas, Marcos Parente, Nazaré do Piauí, Nazária, Nova Santa Rita, Novo Santo Antônio, Oeiras, Pio IX, Piripiri, São João da Serra e Teresina.

A secretária da SAF, Rejane Tavares, lembra que os equipamentos entregues melhoram a produção dos homens e mulheres que vivem no campo.

“Tratores e kits de irrigação ajudam no processo produtivo, são tecnologias que melhoram a produtividade, permitem mais de uma safra por ano, o que melhora também na renda dos próprios agricultores, e nós trabalhamos com públicos prioritários, que são mulheres, comunidades tradicionais, assentados da reforma agrária e agricultores beneficiados com o CadÚnico”, explicou.

O deputado federal Francisco Costa participou da solenidade. O parlamentar é atualmente responsável pelas emendas do ex-deputado federal Assis Carvalho, e ressalta a importância da mecanização para o trabalho de agricultores e agricultoras familiares.

"Nós viemos de um período de pandemia, o que dificultou a entrega desses equipamentos, mas vencemos a burocracia, e agradecemos a secretária Rejane Tavares porque estamos aqui entregando tratores e kits de irrigação. Acredito que isso vai melhorar e facilitar a produção dos municípios, vai ajudar a melhorar a alimentação mais saudável dessas famílias, mas também vai ter uma produção para comercialização, vai agregar valor, vai ter uma renda", frisou o deputado.

Para quem vive no campo, são equipamentos que fazem a diferença no dia-a-dia. A presidente da Associação de Mulheres da Agricultura de Itainópolis, Aparecida Sousa, agradeceu a chegada dos equipamentos. “Estamos recebendo trator com implementos e kits de irrigação e isso vai ajudar muito o nosso trabalho na agricultura familiar, há muitos dias estávamos ansiosos para receber, e hoje somos gratos por isso”, ressaltou a agricultora. 

Com informações da Ccom

ÚLTIMAS NOTÍCIAS