Pensar Piauí

Respirador mecânico, genuinamente piauiense, chegará ao mercado em breve

A previsão é de Gildário Lima, idealizador do projeto

Foto: You TubeGildário Lima
Gildário Lima

 

Em 19 de maio o pensarpiaui apresentou através de entrevista exclusiva o doutor em Física, Gildário Lima e sua idéia de desenvolver e fabricar respiradores mecânicos a um preço em torno de R$ 6.000,00 a unidade.

Se quiser rever a matéria, ela está aqui: Conheça professor do Piauí que criou respirador mecânico bem mais barato que os de mercado

Esta semana procuramos novamente o físico para saber o andamento do projeto. Gildário Lima informou que o parecer da  ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) ainda não saiu, e acrescentou “nenhum respirador desses que estão sendo projetados nesse momento de pandemia foi aprovado”, mostrando otimismo garantiu que a aprovação de sua idéia não tardará: “vamos fazer em 45 dias, o que se faz normalmente em um ano”, acrescentando que o gargalo do projeto é a produção do equipamento, não é o parecer da ANVISA.

“Para os respiradores serem aprovados é preciso duas coisas:  1) O projeto. Mostrar que ele pode ser utilizado em pessoas, até aqui estamos bem, nos próximo dias serão feitos testes de validação ouro onde nosso respirador será comparado com os existente e já com chancela de funcionamento, recebendo o OK vem o segundo passo

2) É preciso montar uma linha de produção dentro dos padrões da vigilância sanitária da ANVISA. Normalmente, isto leva de seis meses a um ano, nos procedimentos normais para se adequar uma fábrica para isso. Estamos correndo para fazer isto em tempo recorde. No Piauí não existe nenhuma empresa com este protocolo de produzir equipamentos de saúde.  A Tron (empresa de Gildário) deverá ser a primeira empresa que vai se adequar para produzir equipamentos de saúde. Estimamos que em até 15 dias o projeto será validado. E em até 30 dias empresa estará adequada para produção.”

ÚLTIMAS NOTÍCIAS