Pensar Piauí

Recuperação de Bolsonaro perde fôlego: ele estaciona e Lula lidera isoladamente, diz nova pesquisa

Hoje foram divulgadas 2 pesquisas

Foto: DivulgaçãoPesquisa

 

A nova pesquisa PoderData, divulgada hoje, indica que a recuperação do presidente Jair Bolsonaro (PL) perdeu fôlego. O ex-presidente Lula (PT) tem uma vantagem de 10 pontos contra o atual chefe do Executivo. São 40% do petista contra 30% do ex-capitão do Exército.

Levantamentos realizados na semana passada, incluindo os do PoderData, ainda indicavam o crescimento de Bolsonaro. Há duas semanas, o placar era de 40% a 32%, de acordo com a pesquisa do instituto. Agora, apesar de ter caído um pouco, a variação está dentro da margem de erro, de 2 pontos percentuais, para mais ou para menos.

Foram entrevistadas 3 mil pessoas nas 27 unidades da Federação. O levantamento foi realizado entre os dias 13 e 15 de março.

O PoderData indica que o petista venceria Bolsonaro no 2º turno com facilidade. Lula marca 50% contra 36% de Jair. A distância manteve-se estável em relação à pesquisa anterior.

No levantamento realizado de 30 de agosto a 1º de setembro de 2021, foi registrada a maior distância entre os dois. Na ocasião, Lula marcou 55% e Bolsonaro, 30%, uma diferença de 25 pontos. Agora, 14 pontos separam os principais postulantes ao Palácio do Planalto nas eleições deste ano.

Outra pesquisa 

A pesquisa da Quaest Consultoria (também divulgada hoje) mostra a importância do voto útil para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Eleitores da terceira via, por exemplo, são cruciais para uma possível decisão da eleição ainda no primeiro turno. Veja resultado da pesqueisa aqui: Pesquisa Quaest: Lula lidera com 44%, Bolsonaro sobre três pontos

A Quaest registrou o ex-presidente em primeiro lugar com 46% com o atual mandatário Jair Bolsonaro (PL) em segundo com 26%. Nem Bolsonaro, nem Lula ficou 25%. A pesquisa mostrou, no entanto, que eleitores desses outros candidatos podem mudar seus votos para evitar que um dos dois vença.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS