Pensar Piauí

Receita faz operação contra fraudes na declaração do Imposto de Renda

Receita investiga 35 mil contribuintes que teriam informado despesas falsas relacionadas à saúde; gastos fictícios foram de R$ 350 milhões

Foto: ReproduçãoReceita Federal
Receita Federal

 

A Secretaria da Receita Federal deflagrou nesta quinta-feira (4/5) uma operação que visa a combater fraudes na declaração do Imposto de Renda da Pessoa Física (IRPF).

A ação do Fisco investiga mais de 35 mil contribuintes que teriam informado despesas falsas relacionadas à saúde. Segundo a Receita, essas pessoas tentaram reduzir o valor do IR devido.

As investigações apuraram que esses milhares de contribuintes declararam, entre 2018 e 2022, cerca de R$ 350 milhões em despesas de saúde fictícias. Ao menos 472 profissionais liberais estariam envolvidos nas irregularidades.

“Embora os profissionais tenham informado os recebimentos em suas próprias declarações, a comparação com outros dados fiscais, patrimoniais e financeiros levou a Receita a suspeitar que os pagamentos eram fictícios”, afirmou o órgão.

Os profissionais de saúde e os declarantes serão intimados pela Receita a comprovar o pagamento e a prestação do serviço. Antes disso, eles ainda podem regularizar sua situação, caso apresentem declarações retificadoras.

“Caso não retifiquem as declarações nem comprovem os pagamentos e a prestação dos serviços, os contribuintes estarão sujeitos ao pagamento do imposto acrescido de multa e juros, além de eventuais sanções penais e administrativas”, informou a Receita.

Com informações da Receita Federal e Metrópoles 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS