Pensar Piauí

Rafael discute elaboração de políticas públicas na Conferência Estadual de Juventude

O governador reafirmou o seu compromisso em levar saúde, educação, lazer e cultura aos jovens do Piauí.

Foto: Reprodução/ccomConferência Estadual de Juventude
Conferência Estadual de Juventude

 

O governador Rafael Fonteles participou, nesta sexta-feira (20), da abertura da 4ª Conferência Estadual de Juventude, que tem como tema "Avanços, Desafios e Perspectivas das Juventudes Piauienses". O objetivo do evento é a elaboração do Plano Estadual da Juventude, que irá nortear a execução de políticas públicas voltadas a esse público.

Realizado pela Coordenadoria Estadual de Juventude (Cojuv), o evento está ocorrendo no Centro de Treinamento da Federação dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares do Estado do Piauí (Fetag), em Teresina até o domingo (22).

A Conferência Estadual faz parte da 4ª Conferência Nacional de Juventudes no Brasil. Antes de chegar à etapa estadual, foram realizadas 119 Conferências Municipais nos 12 territórios de desenvolvimento do Piauí, visto a grande diversidade das juventudes no estado e as várias propostas e demandas apresentadas nos municípios.

O governador Rafael Fonteles pontuou a importância de envolver os jovens na construção do plano. "É um processo de construção coletiva, que não poderia envolver apenas especialistas. Os reais beneficiados com essas políticas, aqueles jovens que querem mais oportunidades, atenção e qualidade de vida em seus municípios e em todo o Piauí, precisam estar juntos a nós nessas discussões", afirmou.

O gestor reforçou, ainda, que os jovens continuarão sendo prioridade em sua gestão. "Seguiremos fazendo muito mais por eles, em todas as áreas, especialmente no acesso à saúde e educação de qualidade, esportes e cultura, além de criar cada vez mais oportunidades a eles. Afinal, entendemos que uma juventude munida de conhecimento e chances de crescimento contribuirá com um futuro muito melhor para todos", frisou Rafael Fonteles.

Foto: Reprodução/ccomConferência Estadual de Juventude
Conferência Estadual de Juventude

 

Segundo o coordenador da Cojuv, Everton Calisto, o Plano Estadual será construído e votado, em 2024, na Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi). "Esse plano é quem vai balizar as nossas ações para os próximos anos. Sabendo disso, a nossa conferência reúne 350 jovens delegados, eleitos nas conferências municipais, para que estes apresentem suas demandas e propostas. É uma grande oportunidade que temos para debater políticas públicas para esses jovens", pontuou.

As propostas a serem apresentadas durante a Conferência Estadual contemplam: direito à cidadania; participação social e política e representação juvenil; direito à educação; direito à profissionalização, ao trabalho e à renda; direito à cultura; direito ao desporto e ao lazer; direito à diversidade e à igualdade; direito à comunicação e liberdade de expressão; e direito à saúde.

O presidente do Conselho Nacional de Juventude do Brasil, Marcus Barão, afirmou que 1.200 Conferências Municipais foram realizadas em todo o Brasil, em 2023, na quais foram eleitos delegados e propostas levadas às Conferências Estaduais. "A etapa atual é importante para elevar a força do Piauí no debate nacional, que será realizado entre os dias 14 e 17 de dezembro, em Brasília. Na Conferência Nacional, jovens de todo o Brasil estarão conosco para que possamos construir, juntos, políticas públicas que visem o melhor para a nossa juventude", finalizou.

No domingo (22), último dia da Conferência Estadual, será apresentado o resultado das propostas feitas ao longo do evento. Algumas delas serão votadas para serem apresentadas na Conferência Nacional, podendo compor o Plano Nacional da Juventude. No mesmo dia, será anunciado os delegados nacionais eleitos pelo Piauí, que serão enviados a Brasília para participação na Conferência Nacional.

Para ver a programação completa, clique aqui.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS