Pensar Piauí

Quando PT e PSOL do Piaui vão conversar?

Os dois partidos não conseguem dialogar no Estado como o fazem no Brasil

Foto: Google ImagensOs partidos precisam do diálogo
Os partidos precisam do diálogo

Diz o site Brasil247: “O ex-presidente Lula já está em plena ação política depois que deixou a prisão em Curitiba no último sábado (8). Ele vai tomar a frente dos entendimentos com outros partidos de esquerda visando fechar coalizões eleitorais para as municipais de 2020. Fora da prisão, Lula começará a organizar a participação do PT nas eleições municipais. Os petistas vão reforçar a necessidade de fazer concessões na cabeça das chapas por uma frente ampla de esquerda.  Na prática, Lula coordenará o esforço de unidade, depois de voltar a conversar com todas as alas do partido. Em um primeiro momento, o plano é ter candidatos nas principais cidades para preencher os espaços na TV e em discursos com a imagem do ex-presidente. O ex-presidente está disposto a apoiar o PCdoB em Porto Alegre, onde os comunistas lançam a candidatura de Manuela D'Ávila. Em Belo Horizonte, o PT pode apoiar Áurea Carolina (PSOL). É possível também o apoio do PT a Marcelo Freixo (PSOL), no Rio de Janeiro.”

O PT do Piauí vem com o deputado Fábio Novo como o candidato do Partido à prefeitura de Teresina. Cabe uma pergunta: Fábio vai procurar o PSOL para uma aliança majoritária, mesmo o Partido não fazendo parte do arco de alianças do governo do PT a nível de Estado? O PSOL do Piauí tem abertura para conversar com o PT e tentar crescer com no Rio, Minas e Pará, ou a vocação dos psolistas piauienses é outra?

É uma missão muito difícil!

O Psol teria que abandonar um sectarismo onde se agarra com forças e o PT tem valorizado por demais alianças com partidos burgueses.

Para Lula, a eleição de Teresina tem peso no jogo nacional?

ÚLTIMAS NOTÍCIAS