Pensar Piauí

PT quer investigação sobre ligação de Moro com a CIA

Investigação vem após o ministro do STF Dias Toffoli afirmar que a prisão do presidente Lula pela Lava Jato foi uma "armação"

Foto: Reprodução/BDFSérgio Moro
Sérgio Moro

Integrantes do PT planejam cobrar uma apuração sobre a suposta cooperação irregular entre a CIA e o ex-juiz suspeito e hoje senador, Sergio Moro, na época da Operação Lava Jato, que prendeu injustamente o presidente Luiz Inácio Lula da Silva, fato corroborado pelo Supremo Tribunal Federal (STF) nesta quarta-feira (6). 

De acordo com informações do jornalista Tales Faria, do portal UOL, integrantes do partido apontaram, após o parecer do ministro Dias Toffoli, "indícios de cooperação irregular entre Sergio Moro e a CIA. Há um ponto sério de toda a Lava Jato: houve ajuda da CIA para atingir o Lula em um governo de esquerda na América Latina? É o que esses integrantes do PT estão perguntando".

Faria aponta que, no parecer, o magistrado indicou "negociações com autoridades, entidades e pessoas estrangeiras à margem da legislação pertinente". Toffoli decidiu nesta quarta anular todas as provas obtidas por meio do acordo de leniência da construtora Odebrecht e dos sistemas Drousys e My Web Day B. Ele afirmou que a prisão do presidente Lula em 2018 foi uma "armação". 

Até agora, a Polícia Federal (PF) não cumpriu a determinação de compartilhar as mensagens hackeadas da Operação Spoofing (que mostram diálogos entre procuradores da Lava Jato e Moro). O órgão deve apresentar, em até dez dias, o "conteúdo integral das mensagens apreendidas, de todos anexos e apensos, sem qualquer espécie de cortes ou filtragem", a todos os réus processados pelos agentes identificados nos diálogos. (Com informações do Conjur). 

ÚLTIMAS NOTÍCIAS