Pensar Piauí

PT de luto! Morreu Luís Edwiges

Junto com Antônio José Medeiros, Ribamar Santos, Zé Pereira e Lula, ele fundou o PT

Foto: DivulgaçãoLuis Edwiges
Luís Edwiges

Morreu a poucos instantes o fundador do PT do Piauí, Luís Edwiges. Ele vivia na cidade de Campo Maior, onde criou grande família. Militante de movimentos de organização de classe, trabalhou sempre para que os agricultores do Piauí tivessem melhores condições de vida.

O petista já apresentava complicações de saúde. Ele tratava uma pneumonia, não resistiu e faleceu no início desta segunda-feira (4) no Hospital Regional de Campo Maior (HRCM). Seu Luís, como era mais conhecido, ficou internado por quase 10 dias. Completou 94 anos no dia 16 de novembro de 2023.

Luís Edwiges fundou entidades de trabalhadores rurais e, na década de 80, juntamente com Antônio José Medeiros, Ribamar Santos, Zé Pereira e outros fundou o PT do Piauí.

Homenagem em fotos 

Foto: ReproduçãoLuis Edwiges e Ribamar Santos, fundadores do PT
Luis Edwiges e Ribamar Santos, fundadores do PT

Foto: ReproduçãoLuís Edwiges e Antônio José Medeiros
Luís Edwiges e Antônio José Medeiros


Foto: ReproduçãoLuís Edwiges e Assis Carvalho
Luís Edwiges e Assis Carvalho

Foto: ReproduçãoLuís Edwiges e seu filho Carlão
Luís Edwiges e seu filho Carlão

Foto: ReproduçãoLuís Edwiges, Wellington Dias e Carlão
Luís Edwiges, Wellington Dias e Carlão

Foto: ReproduçãoPT das origens: Ribamar Santos, Lula, Valério, Luís Edwiges, entre outros
PT das origens: Ribamar Santos, Lula, Valério, Luís Edwiges, entre outros

Foto: ReproduçãoPT em campanha:  Wellington Dias, Luís Edwiges, Roberto John e Nazareno Fonteles
PT em campanha: Wellington Dias, Luís Edwiges, Roberto John e Nazareno Fonteles

Foto: ReproduçãoLuís Edwiges
Luís Edwiges

Homenagem em textos 

"Morreu Luiz Eduwirges. Luiz José Ribamar Osório Lopes, trabalhador rural, vaqueiro. Inquietude lhe veio logo jovem ao ver as injustiças cometidas aos trabalhadores rurais. Organizou seus amigos e companheiros de lutas. Fundou a ALTACAM (Associação dos Lavradores e Trabalhadores na Agricultura de Campo Maior), foi a primeira Liga Camponesa do Piaui e a terceira do Nordeste. Foi fundador da FETAG-PI ( sua primeira fundação 1963), presidente do STR de Campo Maior, fundador da CUT e do PT. Amigo pessoal do presidente Lula. Luiz dedicou a sua vida às causas sociais e por isso perseguido e preso pela ditadura militar (1964/85), mas nunca desistiu da luta em favor dos excluídos. Luiz viveu para servir.  Cumpriu a sua missão no plano material e foi chamado hoje à casa paterna. Vá em paz meu mestre. Só agradecimentos pela sua amizade e por tudo que vc me ensinou em vida. Vc não morrerá, seus ensinamentos lhe manterão vivo em minha memória". Texto de Antônio Soares Farias.

Matéria em processo de atualização...

ÚLTIMAS NOTÍCIAS