Política

Protestos no Paraguai pedem saída do presidente por má gestão da pandemia; veja vídeos

Assunção teve noite de confrontos nas ruas, mesmo após afastamento do ministro da Saúde

  • sábado, 6 de março de 2021

Foto: Blog do EsmaelParaguaios saem às ruas em protesto contra incompetência do governo na pandemia de Covid
Paraguaios saem às ruas em protesto contra incompetência do governo na pandemia de Covid

Milhares de pessoas tomaram as ruas de Assunção, capital do Paraguai, na noite desta sexta-feira (5), em protesto contra o colapso de saúde que o país vive por conta da pandemia do coronavírus. 

Revoltados, os manifestantes pedem a saída do presidente Mario Abdo Benítez por conta do que a população considera uma má gestão na condução do enfrentamento à crise sanitária.

Foto: TwitterManifestantes pedem a saída do presidente Mario Abdo Benítez
Manifestantes pedem a saída do presidente Mario Abdo Benítez

O país sul-americano vive uma escalada nos números de casos confirmados e mortes por Covid-19 e o presidente, que é aliado de Jair Bolsonaro, vem sendo apontado como o responsável pelo agravamento da crise, assim como o presidente brasileiro. Até a noite desta sexta-feira, o Paraguai contabilizava 164.310 casos confirmados de infecções e 3.256 mortos em decorrência da doença.

Foto: TwitterJair Bolsonaro e Mario Abdo, o Marito.  No final de 2020, o presidente do Brasil comemorou o 'casamento perfeito' com chefe de Estado do Paraguai.
Jair Bolsonaro e Mario Abdo. No final de 2020, o presidente do Brasil comemorou o "casamento perfeito" com chefe de Estado do Paraguai

Nos últimos dias, vem sendo denunciada na imprensa paraguaia a falta de medicamentos contra a Covid nos hospitais, que teriam sido roubados. Além disso, há atraso na imunização contra a doença do coronavírus, o que criou uma pressão sobre o ministro da Saúde, Julio Mazzoleni, que renunciou nesta sexta-feira, pouco antes do início da grande manifestação.

No ato, que tomou as ruas de assunção, manifestantes chegaram a incendiar uma parte do prédio do Ministério da Fazenda. Além da revolta por conta da crise sanitária e a gestão do presidente, a manifestação é motivada também pela crise econômica que assola o país e denúncias de corrupção no governo. 

A polícia interviu no protesto com balas de borracha e bombas de efeito moral. Segundo a rádio Chaco Boreal, três manifestantes teriam sido detidos e há registro de um ferido.

Veja os vídeos da manifestação: 


 


Com informações da Fórum 

Siga nas redes sociais

Deixe sua opinião: