Pensar Piauí

Projeto oferece música, inclusão e amor para pessoas com deficiência no Piauí

Na Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla vamos mostrar como o Piauí é inclusivo

Foto: Arquivo pessoalProjeto Música Eficiente
Projeto Música Eficiente

O Música Eficiente desenvolve um trabalho de musicalização infantil e musicoterapia para pessoas com deficiências no Piauí. O projeto tem como principal objetivo resgatar a cidadania dessas pessoas através da música, para que sintam-se de fato incluídas na sociedade. O lema é inclusão social.

Foto: Arquivo pessoalCrianças são atendidas e aprendem através da música
Crianças são atendidas e aprendem através da música

O projeto foi criado em 2013 e tem como idealizador o Prof. Historiador, músico e musicoterapeuta João Gilberto Oliveira (CPMAT 009/20-MA), com sede no bairro Mocambinho, na zona norte de Teresina. O professor percebeu a necessidade de um trabalho de musicalização em Teresina e no interior do estado. São atendidas pessoas de diferentes tipos de deficiências: Síndrome de Down, Autismo, Deficiências Físicas, Auditivas e Intelectuais.

“Sabemos o quanto a inclusão tem sido foco nas políticas públicas de atendimento para pessoas com deficiências, o projeto Música Eficiente não mede esforços e empenho para promover de fato a inclusão e a emancipação social de nossos deficientes da cidade de Teresina e do interior. Comprovadamente, a música promove o desenvolvimento de habilidades, contribui para o aprendizado e além de tudo permite uma interação de capacidades e vivências, por conseguinte, eleva o protagonismo e autoestima de pessoas que anteriormente eram incapazes de interagir”, explica Gilberto.

Foto: Arquivo pessoalMusicoterapia
Musicoterapia e inclusão 

Atualmente, são atendidas 240 famílias. Após a pandemia, 130 são assistidas de forma presencial nas suas residências, seguindo todos os protocolos de segurança contra a Covid-19. O projeto funciona em um anexo do CETI Pequena Rubim, mas neste ano, a novidade é que será realizada a inauguração da sede oficial, com o espaço todo reformado, prevista para final de outubro.

E no interior do estado, as oficinas de música são realizadas nas cidades de Demerval Lobão, Miguel Alves, Barro Duro, Luzilândia e Coelho Neto (MA).

Foto: Arquivo pessoalMusicalização
Musicalização

De 21 a 27 de agosto foi comemorada a Semana Nacional da Pessoa com Deficiência Intelectual e Múltipla. A data foi instituída pela Lei nº 13.585/2.017 e visa o desenvolvimento de conteúdos para conscientizar a sociedade sobre as necessidades específicas de organização social e de políticas públicas para promover a inclusão social desse segmento populacional e para combater o preconceito e a discriminação. Nesse sentido, para finalizar a semana, o pensarpiauí fez uma entrevista exclusiva com o responsável pelo Música Eficiente, Prof. Gilberto, para mostrar detalhes do projeto e como o Piauí é inclusivo.

Confira a entrevista: 

Foto: Arquivo pessoalProf. João Gilberto
Prof. João Gilberto

Pensar Piauí- Como surgiu a ideia do projeto e como tudo começou? 

Prof. Gilberto- O Música Eficiente surgiu em 2013 em uma escola pública estadual (CETI Pequena Rubim), onde fui desenvolver um trabalho como professor de História. Chegando lá, observei alguns alunos com algum tipo de deficiência, foi quando tive revelação de Deus e tive um sonho onde ele me revelou que teria que trabalhar a música com essas crianças com algum tipo de deficiência. Foi muito desafiador porque não entendia como trabalhar com eles, mais o senhor falou comigo que iria me capacitar. Foi quando resolvi fazer vários cursos e pós-graduações na área de educação especial para agregar essa educação no ensino de música para pessoas com deficiências. Depois, fiz outras pós-graduações como musicoterapia,  neuromusicalização e musicalização infantil. 

Pensar Piauí- Quantas crianças, adolescentes e adultos estão atualmente sendo beneficiados pelo projeto?

Prof. Gilberto- Hoje, são matriculados 240 crianças e adolescentes na capital, sendo 40 sem deficiências. Em Demerval Lobão, são 105 crianças, adolescentes e adultos.

Em Miguel Alves, são 56 crianças, adolescentes e adultos. Barro Duro são 30 crianças, adolescentes e adultos. Em Luzilândia são 60 crianças, adolescentes  e adultos. Também temos o projeto em Coelho  Neto, no Maranhão, onde são atendidos 58 crianças, adolescentes e adultos.

Pensar Piauí- O que mudou na sua vida enquanto idealizador e na vida dos alunos? 

Prof. Gilberto- A minha vida mudou para melhor, hoje sou um homem realizado por saber que posso ajudar muitas famílias com esse amor de Deus. Porque só espírito santo do Senhor é que faz isso, só a graça de Jesus na minha vida, com isso vou compartilhando meu dom que é a música com meus alunos e com todas as famílias do projeto. Isso vem transformando vidas através da música, da musicalização, da musicoterapia e do ensino.

Pensar Piauí- A música e a arte podem transformar e mudar a visão de vida das pessoas. Teve algum acontecimento inesquecível nesses anos? 

Prof. Gilberto- A música tem uma capacidade muito grande de transformar a vida das pessoas com deficiências porque ela promove a modalidade que desenvolve a mente humana, promove o equilíbrio, proporcionando um estado agradável de bem-estar, facilitando a concentração e o desenvolvimento do raciocínio, em especial em questões reflexivas voltadas para o pensamento.

Tivemos vários acontecimentos, mais um foi extraordinário, de um aluno autista da cidade de Demerval Lobão, que sua vida foi transformada pela musicoterapia e através do ensino. Ele tomava três tipos de medicamentos, depois dos atendimentos com musicoterapia, ele deixou de tomar os medicamentos e hoje toca teclado e está  vivendo uma vida social normal.

Pensar Piauí- Qual sua mensagem sobre música, arte e superação para as pessoas.

Prof. Gilberto- “Se todos os povos falassem um só idioma, e esse fosse a música, o mundo seria de eterna harmonia.”

Galeria de fotos e vídeos do Música Eficiente 

Foto: Arquivo pessoalMúsica Eficiente
Música Eficiente

Foto: Arquivo pessoalMúsica Eficiente
Música Eficiente

Foto: Arquivo pessoalMúsica Eficiente
Música Eficiente

ÚLTIMAS NOTÍCIAS