Pensar Piauí

Presidente da Fifa defende derrota automática para casos de racismo

Gianni Infantino usou as redes sociais para defender medidas mais severas

Foto: EstadãoGianni Infantino, presidente da Fifa
Gianni Infantino, presidente da Fifa

 

CNN - O presidente da Fifa, Gianni Infantino, defendeu neste sábado (20) a derrota automática para times cujos torcedores cometam racismo ou injúria racial. A publicação foi feita nas redes sociais do dirigente e motivada por um caso ocorrido também neste sábado.

Na partida entre Udinese e Milan pelo Campeonato Italiano, o goleiro do Milan, Maignan, sofreu ofensas racistas. O jogador comunicou ao árbitro e o jogo foi paralisado. As equipes chegaram a sair de campo, mas depois a partida recomeçou.

Infantino disse que casos como esse são “totalmente abomináveis e completamente inaceitáveis”. Para o presidente da maior entidade do futebol, punições mais severas precisam começar a acontecer.

“Além do processo de três etapas (partida interrompida, partida interrompida novamente e partida abandonada), nós temos que implementar a derrota automática para o time cujos torcedores cometeram racismo e causaram abandono da partida, bem como banimento mundial de estádios e acusações criminais para racistas”, defendeu Infantino.

Veja o comunicado na íntegra

Os acontecimentos que ocorreram em Udine e Sheffield no sábado são totalmente abomináveis e completamente inaceitáveis. Não há lugar para racismo ou qualquer forma de discriminação – tanto no futebol como na sociedade. Os jogadores afetados pelos acontecimentos de sábado têm meu total apoio.

Precisamos que todas as partes interessadas tomem medidas, começando pela educação nas escolas, para que as gerações futuras entendam que isso não faz parte do futebol ou da sociedade.

Além do processo de três etapas (partida interrompida, partida interrompida novamente e partida abandonada), nós temos que implementar a derrota automática para o time cujos torcedores cometeram racismo e causaram abandono da partida, bem como banimento mundial de estádios e acusações criminais para racistas.

A Fifa e o futebol mostram solidariedade total às vítimas do racismo e de qualquer forma de discriminação. De uma vez por todas: não ao racismo! Não a qualquer forma de discriminação!

ÚLTIMAS NOTÍCIAS