Pensar Piauí

Prêmio “Espírito Olímpico” do COI vai para Rayssa Leal

Jovem skatista brasileira, de apenas 13 anos, foi quem melhor representou os valores dos jogos

Foto: G1Rayssa Leal e  Momiji Nishyia
Rayssa Leal e Momiji Nishyia

 

O Comitê Olímpico Internacional (COI) concedeu o prêmio “Espírito Olímpico” para a skatista brasileira Rayssa Leal, de 13 anos, que ganhou a medalha de prata na categoria street da modalidade. A cena da menina, natural de Imperatriz (MA), comemorando o segundo lugar, sorrindo e abraçada à vencedora da medalha de ouro, a japonesa Momiji Nishyia, mostrou a essência e os valores que os jogos devem carregar, segundo a entidade máxima do esporte.

Rayssa chamou a atenção do COI não apenas por sua habilidade em cima do skate, mas por ter se relacionado de forma cordial com as adversárias, fazendo amizade e tratando as concorrentes de forma amistosa e com cordialidade. Esses seriam justamente os valores de uma Olimpíada e o que se espera dos atletas que dela participam.

O prêmio é uma homenagem atribuída diretamente pelo COI, com o patrocínio de uma empresa de cartões de crédito, que dá US$ 50 mil dólares para uma entidade promotora do esporte indicada pelo vencedor. Rayssa já divulgou que a ONG Social Skate foi escolhida, uma organização que, segundo ela, transforma a vida de várias crianças por meio da modalidade.

ÚLTIMAS NOTÍCIAS